23 jun

A educação socioambiental pode começar dentro de casa!

Sabe aquela história que se cada um fizer a sua parte, teremos um mundo bem melhor? Que tal começar dentro de casa, colocando em prática no dia a dia atitudes ecologicamente mais saudáveis? É essencial envolver os pequenos nessas atividades, afinal, se queremos que os adultos sejam mais conscientes a respeito dos cuidados com o meio ambiente, precisamos estimular desde cedo as crianças a zelar por ele e a estar cada vez mais próximas à natureza.

Para te ajudar, separamos algumas dicas que você pode colocar em prática com seus filhos, netos, sobrinhos, ou com as crianças do bairro, o importante aqui é dar o recado, além de ser uma boa diversão para todos!

1) Fazer uma horta caseira: Permitir que as crianças acompanhem o processo de plantio até a colheita e tenham uma plantinha para chamar de “sua” desperta o cuidado e um novo entendimento de como a natureza funciona. Além de incentivar uma alimentação mais saudável!

2) Reciclagem de lixo: Separar o lixo normal do lixo orgânico já faz muita diferença na hora da coleta. Você pode também incentivar o reuso de objetos que seriam descartados como, por exemplo, fazer brinquedos com rolos de papel higiênico ou potes de iogurte.

3) Economia de água: Converse com as crianças sobre a importância de economizar água, para que elas entendam que é um recurso finito e ameaçado. Criar brincadeiras que estimulem banhos mais rápidos ou fechar a torneira ao escovar os dentes, por exemplo, são atitudes simples que devem ser parte da rotina.

4) Usar a bicicleta: Substituir o uso do carro e optar por um passeio de bicicleta contribui para uma vida mais saudável, pode ser divertido e ajuda a reduzir a poluição.

5) Incentive a doação: Periodicamente reserve um tempo para limpar os armários, tirar o que não usa mais e encaminhar para doação. Mostre às crianças que as roupas que não servem mais podem ser úteis para outras pessoas. Assim como brinquedos e demais utensílios.

6) Ensine através do exemplo: De nada adianta colocar em prática atividades diferentes em casa se os adultos não participarem! Crianças aprendem muito com os exemplos!

Para transformar sugestões em hábitos é importante que seja mantida uma frequência nessas atitudes. Não vale praticar uma rotina mais saudável só por uma semana, não é mesmo? Faça esses comportamentos serem comuns no seu lar e comece hoje mesmo a introduzir o assunto em casa e a criar dinâmicas para que as ações sejam colocadas em prática! Depois, conta pra gente como foi a experiência!

Comentários

  1. Sou professora de geografia, trabalho agroecologia com meus alunos e alguns ja reproduzen em casa,
    Obrigado
    Maravilhoso

  2. Amo horta , tenho uma horta em casa em uma telha cabalista e sou educador de Horta voluntário em uma ONG em São Bernardo do Campo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário