BIBLIOTECA
Comunitária Ler é Preciso

crianças bebe
Visitar bibliotecas é partipar do pensamento coletivo da humanidade

 

 

 

 

"O livro é o melhor lugar do mundo; é a entidade mais nobre e pura da Terra. Ele nos leva para além das fronteiras, fazendo-nos, ainda que sós, companheiros de nós mesmos."
Henrique Martins Oliveira, 15 anos - (Pouso Alegre - MG) - Participante do 6º Concurso de Redação Ler é Preciso

Realizado em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o projeto Biblioteca Comunitária Ler é Preciso visa incentivar a cultura de biblioteca e a criação de política pública de leitura por meio da implantação, fortalecimento e qualificação das bibliotecas comunitárias, escolares e públicas e conseqüente aumento do acesso da população à literatura.

Acreditamos que as bibliotecas são o caminho natural para garantir, não só às crianças, mas a toda a população, acesso à literatura, principalmente porque podem atuar em duas frentes: a oferta gratuita de livros e a atração da demanda por meio de ações de valorização e promoção da leitura e escrita.
Em 14 anos de história, já implantamos mais de  90 Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso em 11 Estados brasileiros e mais 05 serão implantadas até dezembro de 2013.

INDICADORES

Realização: Instituto Ecofuturo | Coautoria: Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil | Coordenação: Ricardo Paes de Barros / IPEA

“Sustentabilidade de um projeto é a sua capacidade de continuar existindo ao longo do tempo sem perda de qualidade.”
Ricardo Paes de Barros, Mirela de Carvalho, Samuel Franco, Andressa Rosalém, Rachel Albertino – Análise da Sustentabilidade nas Bibliotecas Comunitárias do Programa Ler é Preciso.

Projeto iniciado em 2006 pelo Instituto Ecofuturo em coautoria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), sob a supervisão de Ricardo Paes de Barros, na época, coordenador de Pesquisa de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea).

• Objetivo: pesquisar e sistematizar dados para o aprimoramento do próprio projeto e construção de base de referências qualitativas para referenciar investimento privado e políticas públicas com foco em leitura e biblioteca.
• Eixos de análise: sustentabilidade e impacto no desempenho escolar

A pesquisa investigou dados sobre a sustentabilidade de 55 bibliotecas do Projeto Ler é Preciso, localizadas em 52 municípios, e os impactos dessas bibliotecas sobre o desenvolvimento educacional de crianças e jovens do seu entorno.

Os resultados podem ser úteis para criação e avaliação de projetos de promoção de leitura por organizações governamentais e instituições da sociedade civil ou do Estado.

• Evasão escolar: Diminuição de 46% nas escolas no entorno do projeto na comparação com as demais escolas.
• Aprovação: Elevação de 156% na taxa de aprovação das escolas do entorno do projeto na comparação com as demais escolas.
Dados de impacto das Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso