23 jul

Um reconhecimento à promoção de leitura!

O Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas é promovido, desde 2009, para as mais de 100 Bibliotecas Comunitárias da nossa rede. O objetivo principal da premiação, que chega a sua 7ª edição, é reconhecer e compartilhar boas práticas para formação de leitores e para a promoção de leitura literária no Brasil.

Muito além da simples escolha e divulgação dos vencedores, vale ressaltar o caráter propositivo dessa ação, que busca entregar um verdadeiro banco de boas ideias, que permeiam os desafios de contribuir com a formação leitora dos cidadãos, considerando as diversas realidades onde as bibliotecas estão implantadas.

Os projetos finalistas são avaliados por um júri composto pela equipe do Ecofuturo e por especialistas das áreas de educação, educação ambiental, literatura e biblioteconomia. São considerados cinco critérios: apresentação do planejamento anual de atividades literárias, seleção do acervo utilizado, articulação com diversos públicos, divulgação das atividades e atendimento diversificado.

Neste ano, o tema proposto foi Natureza, com a ideia de brincar com as palavras e com ambientes naturais, porque acreditamos que a natureza não apenas se estuda e se aprende, mas principalmente se experimenta, vivencia e se sente na pele, no peito, e nas palavras daqueles que a conhecem.

Antes de divulgarmos os grandes vencedores desta edição, que contou com 31 projetos inscritos, vamos falar sobre o merecido destaque à Biblioteca Comunitária Profª Maria Olivia Otero Artioli, da cidade de Agudos (SP), que recebeu a Menção Honrosa, por ser referência às demais unidades. Por meio do projeto: “Semeando palavras, cultivando leitores”, a equipe contribuiu para o desenvolvimento de um pensamento crítico da comunidade a respeito de obras literárias, promovendo leitura em vários ambientes, dentro e fora da biblioteca, e para os mais diversos públicos, como bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. Além disso, também foi feito um trabalho de preparação para que crianças se tornassem “multiplicadores” e promovessem leitura para idosos de uma instituição da cidade. Emocionante, né?

Posto isso, vamos ao pódio da premiação, com as três bibliotecas que se destacaram e seus respectivos projetos:

Em 1º lugar temos o projeto: “Ciranda de Leitura – Da folha do livro à folha da árvore”, realizado pela Biblioteca Comunitária Ecofuturo Prof. Antônio Bernardes Neto, em Uberaba (MG). Sua proposta era promover a aproximação dos moradores do bairro Boa Vista com a biblioteca, por meio de atividades de promoção de leitura, incluindo cirandas e rodas de leitura, varal de poesias e programação especial nas férias, tendo como tema a relação homem e natureza. Um projeto levado a todas as idades, inclusive realizando atividades para um grupo de pessoas com deficiências e, ao final, um livro foi publicado, fruto desse lindo trabalho!

O 2º lugar ficou com a Biblioteca Comunitária Ecofuturo Nelson Mandela, localizada na penitenciária de Bauru, em São Paulo, que com o projeto: “A natureza que liberta”, buscou revelar quanto o conhecimento da natureza pode contribuir para o processo de liberdade do indivíduo.

Em 3º lugar e fechando a lista dos premiados, temos a
Biblioteca Comunitária Ecofuturo Prof.ª Dilza Flores Albrecht, em São Leopoldo (RS), que promoveu a leitura literária a partir do acervo disponível na biblioteca, propondo reflexões e mudanças na relação e no convívio com a natureza em seu projeto: “Lendo e convivendo”. A equipe da unidade trabalhou alinhada ao projeto pedagógico da escola onde está instalada e trouxe a questão indígena para o tema natureza, além de formarem alunos para que promovessem leitura na comunidade.

“A premiação é um momento gratificante tanto para as bibliotecas vencedoras, por terem seu trabalho reconhecido, como para nós do Ecofuturo. Ver como o projeto foi absorvido pela comunidade e os resultados gerados nos mostram que essa iniciativa não se encerra no momento da implantação da biblioteca e que, além de se perpetuar, pode inspirar outras ações dessa natureza”, comentou o Diretor de Sustentabilidade do Instituto, Paulo Groke.

Parabéns a todos as bibliotecas participantes e, em breve, vamos disponibilizar aqui um compilado com mais detalhes sobre os projetos finalistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário