20 abr

A natureza como espaço educador

Iniciamos, este mês, mais um ciclo do Meu Ambiente, nosso projeto de Educação Socioambiental desenvolvido no Parque das Neblinas! Fruto de parceria com a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes e a Escola Ambiental, a iniciativa conta com investimento da Suzano Papel e Celulose e visa promover o uso do ambiente natural como espaço educador e sensibilizar professores para que desenvolvam, junto aos seus alunos, trabalhos que estimulem uma conexão maior dos estudantes com a natureza.

Na primeira fase do programa, recebemos 14 educadores no Parque e realizamos rodas de discussão, troca de conhecimento e reflexões sobre a importância do contato com espaços naturais e as oportunidades para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares relacionados ao cuidado e ao maior convívio com o meio ambiente.

Os professores foram estimulados, por meio de diferentes metodologias, a refletir sobre os temas e estratégias de ensino e aprendizagem no ambiente escolar e também no ambiente natural, identificando na floresta as diversas oportunidades de sinergia com o currículo das escolas. “Por meio do diálogo, e de forma colaborativa, são definidos temas inspiradores relacionados ao ambiente natural de acordo com a individualidade de cada educador e do ambiente escolar, possibilitando maneiras diferenciadas de integração com os alunos, permitindo a livre criação de métodos e formatos de aprendizagem”, comenta Michele Martins, responsável pelo programa Meu Ambiente no Ecofuturo.

Michele também ressalta que outro aliado importante nesse processo é o encantamento que o meio ambiente proporciona, além de contribuir para uma construção emocional e intelectual, inspirando processos de transformação na sociedade. “Vivenciar a natureza acolhe os sentimentos e nos convida a perceber as sutilezas dos ambientes externo e interno de cada um. Esse aprendizado, delicado e transformador, é o alicerce para a educação socioambiental”, destaca.

Na segunda etapa do programa, os professores levam às salas de aula os temas debatidos no encontro e propõem atividades para seus alunos, que depois participam de uma vivência em nossa reserva ambiental.

Desde que foi criado, o programa traz resultados importantes de conscientização e reflexão sobre a necessidade de estreitar a relação do homem com a natureza, e sobre o uso do ambiente natural como espaço educador. Em 2017, a expectativa é receber 400 alunos da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes.

Para Michele, a missão do programa Meu Ambiente é um legado que já começamos a construir para a nossa geração e para as próximas. “O adulto de amanhã é o reflexo da criança de hoje. O contato direto com a natureza nos faz reconhecer a existência de algo comum entre nós. Quanto mais intensificamos e promovemos essas relações entre nós e o ambiente, mais desenvolvida será a consciência sobre as nossas responsabilidades e o cuidado que devemos ter com todos os seres vivos”, finaliza.

Comentários

  1. Programa de Excelência realizado por pessoas sensíveis e extremamente capacitadas. Parabéns!! Saudades!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário