22 abr

A natureza (e a principal vegetação) em cada continente

Foto: Mata Atlântica

A biodiversidade do nosso planeta é tão rica, que promove um misto de curiosidade e fascínio e, claro, também nos faz refletir sobre o uso que fazemos dos recursos naturais e como contribuímos para sua conservação. Os desafios são enormes, mas atitudes mais responsáveis no dia a dia podem fazer a diferença!

Para te ajudar nessa reflexão, que tal relembrar quais são as principais vegetações presentes ao redor da Terra?

América

América Latina

Começando pela América Latina, as principais vegetações são as florestas equatoriais e tropicais. As equatoriais são aquelas que, como o nome sugere, estão abaixo da linha do Equador e apresentam altas temperaturas durante todo o ano. Em compensação, elas recebem chuvas constantes, tendo clima úmido. Quem detém grande parte dessa vegetação no continente é a Floresta Amazônica, a maior floresta equatorial e tropical do mundo, formada por árvores de grande porte.

Com 6,5 milhões de km², ela se espalha por nove países: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A Amazônia corresponde a um terço das reservas de florestas tropicais úmidas do mundo e tem 20% da quantidade de água doce que existe, sabia? Além disso, concentra enorme biodiversidade.

E por falar em biodiversidade, a Mata Atlântica, outra importante floresta tropical, abriga uma das mais ricas fauna e flora do planeta, mas foi intensamente desmatada e hoje está reduzida a apenas cerca de 8% da sua cobertura original.

América do Norte

Saindo um pouquinho do território verde e amarelo, você já parou pra pensar na vegetação da América do Norte? O continente é tomado predominantemente pela vegetação de estepes. Sem muitas árvores, é composto por espécies rasteiras, que se espalham em uma planície, bem típica daqueles filmes de velho oeste.

Europa

A vegetação que toma grande parte da Europa é a floresta temperada, que está no centro do continente. O clima é bem determinado durante todas as estações, nela o verão é quente e úmido, enquanto o inverno é frio e seco.

Aquela história das folhas caírem ao fim do outono também acontece na região por conta do clima característico. Mas quais folhas especificamente? Bom, são muito comuns os carvalhos, castanheiros e bordos. Sobre a fauna, lá se encontram lobos, raposas, aves de grande porte, veados, ursos e esquilos. Normalmente, são animais mais selvagens e com hábitos noturnos.

África

Na África, a vegetação é um pouco diferente das demais. Por lá, o que predomina é a savana, que traz um clima tropical bem quente. As plantas são em sua grande maioria rasteiras, com exceção de alguns arbustos e árvores esparsas, que mudam um pouco aquela horizontal infinita de ervas e gramíneas. Já na fauna, o catálogo se estende em uma imensa diversidade, que vai desde elefantes e girafas até cervos e zebras, além da grande quantidade de insetos.

Oceania

Estava sentindo falta de saber onde o deserto é predominante? Pois bem, isso acontece lá na terra do canguru, a Oceania, que traz principalmente uma vegetação desértica com plantas de espinhos, poucas folhas (ou nenhuma) e raízes profundas. Sim, por lá há muitos cactos, arbustos espinhosos, ervas e gramíneas. Ambientes como esses não são tão diversificados quanto os anteriores. Nesse caso, eles geralmente são lar para espécies de répteis, insetos e roedores.

Ásia

A Ásia, por sua vez, tem como vegetação predominante a floresta boreal, também conhecida como taiga. Nela, podemos observar belas coníferas que destacam os lugares de maiores altitudes do continente e temperaturas mais baixas. A sua fauna é bem típica de um clima mais frio, como ursos, raposas, castores e uma série de aves. E dividida entre Europa e Ásia, a Rússia é o país com a maior cobertura florestal do mundo, sabia?

As Savanas também marcam presença no continente asiático. Ela abriga uma vegetação típica de médias latitudes, com aquele clima tropical que estamos acostumados aqui no Brasil. Em ambientes desses tipos, temos variações entre gramas, árvores e arbustos.

Antártida

Nas terras congelantes da Antártida, a vegetação é quase nula, mas recentemente tivemos uma surpresa. Com o aquecimento global e as intensas mudanças climáticas, o continente está sendo dominado por musgos, responsável por deixar o ambiente cada vez mais verde, o que ameaça as espécies locais adaptadas ao clima frio.

Bom, depois dessa viagem pelas vegetações ao redor do mundo, não tem como negar a beleza da biodiversidade que encontramos na Terra, não é mesmo? Cada região possui sua particularidade e contribui para uma combinação admirável de biomas – e para o equilíbrio do nosso ecossistema. Mas, como já dissemos, é preciso que cada uma faça sua parte para a conservação da natureza. O planeta agradece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário