11 jul

A semente e a árvore

A semente e a árvore

Em entrevista ao blog Educação para Sustentabilidade, a bióloga e socióloga Rita Mendonça, do Instituto Romã, destacou um tema importantíssimo aflorado durante a Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20: “Uma outra ideia sensacional e que estava sendo posta em prática em muitas rodas de diálogo é a questão da intergeracionalidade. Ouvi da Severn Suzuki – aquela menina de 12 anos que fez o discurso na Reunião oficial, na Rio 92, lembram? ( link) – que o que fez tanta gente assistir e difundir aquele discurso foi a descoberta do amor intergeracional. Precisamos praticar muito isso, e os professores podem estimular os encontros “bilaterais” de aprendizagem entre pessoas de diferentes gerações. A experiência de conexão entre gerações é central na compreensão e prática da sustentabilidade”.

Em 2009 recebemos uma bela demonstração da força desta ideia relatada no projeto “Cuidando da natureza”, da professora Kátia Lúcia Franco, de Mogi-Mirim (SP), uma das vencedoras do 1o Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade – você pode ler o texto na íntegra baixando o livro Saber Cuidar na nossa Biblioteca Virtual http://www.bibliotecavirtualecofuturo.org.br/item/saber-cuidar-1—varios-autores).

No projeto ela propõe uma mobilização de pais, educadores, equipe de apoio, dirigentes e comunidade para educar para a sustentabilidade local a partir da experiência da construção de um galinheiro, de uma horta e da leitura.

Para isso, ela foi além dos limites dos portões do Cempi (Centro Educacional Municipal da Primeira Infância – para crianças entre 0 e 5) e foi bater na porta de uma outra escola para convidar outros alunos maiores a ler para os pequenos: “quis trazer para meus alunos modelos diferentes de leitores, no caso crianças que já sabem ler”, diz Kátia. Claro que deu muito certo.

Os pais e funcionários da escola foram convidados a participar de um mutirão para a construção do galinheiro e da horta, e os pequenos, as crianças do Cempi de 0 a 5 anos, a assumir responsabilidade de manutenção e cuidado. Kátia relatou como a experiência promoveu conhecimento temperado com ganho de autoestima, descoberta e ressignificação de sentimentos, valores, ideias e costumes.

“A sustentabilidade é o que busco ensinar para crianças através de pequenos gestos diários, porque, se cada um fizer a sua parte e passar esta ideia a amigos e familiares, com certeza teremos ganhos hoje e futuramente”, completa.

Como diz o poeta Fernando Pessoa, “o valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” Somos feitos destes momentos, destas inter-relações, da memória do bem vivido. Assim, acordamos nossa humanidade e tramamos, desde pequenos e juntos, um plano comum de sustentabilidade para todas as vidas e por toda a vida.

Conte pra gente qual a sua ideia de ciranda pela sustentabilidade! Estamos esperando.

 

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