22 out

Agudos, no interior Paulista, começa a usufruir da nova biblioteca comunitária

A única biblioteca da Vila Professor Simões, o bairro mais populoso de Agudos, no interior paulista, está sediada numa escola, a EMEF Inês Sormani. Mas, até o começo deste ano, o equipamento estava impraticável, mesmo para professores e alunos, com livros antigos e didáticos, e sem nenhum funcionário. A partir de uma parceria entre o Instituto Ecofuturo, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, a Prefeitura Municipal de Agudos e a Duratex, através do nosso programa de Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso, este quadro começou a mudar.
 
No último dia 21, uma biblioteca novinha em folha foi inaugurada. Escolar e comunitária, a Biblioteca Maria Olívia Otero Artioli já está atendendo professores, alunos e moradores do bairro.
 
“É um ganho muito grande para Agudos, já que essa biblioteca tem caráter comunitário. Nosso objetivo é incentivar a população à leitura e, com esse espaço, oferecer mais uma possibilidade de lazer, inclusive aos finais de semana”, afirma a Diretora de Cultura, Marisa Octaviani, que enfatiza ainda o cuidado e o respeito para com todos os usuários, desde a facilitação do acesso à qualificação dos funcionários. “O objetivo é que os profissionais façam o planejamento e a promoção de leituras de literatura”.
 
Com um projeto próprio e mobiliário sob medida, dotada de dois banheiros e salas adaptadas para pessoas com deficiência e acervo em braile sendo implantado, a nova biblioteca possui 150m², abrigando uma sala e um jardim coberto, com acervo inicial de 1.000 livros novos, além de recursos multimídia.
 
Para a analista de projetos do Instituto Ecofuturo, Vanessa Espíndola, “Agudos é um município modelo para a instalação de bibliotecas com este perfil, com foco na promoção de leitura para toda a comunidade, desde crianças a idosos”. Presente em todas as etapas de implantação da biblioteca, Vanessa conta que, desde o começo da articulação com o poder público local, “a parceria contou com a participação ativa do Secretário Municipal de Educação, Waldemir Rodrigues de Mello”. Educador com forte vínculo com ações de leitura, ele também esteve presente em todas as etapas do processo.
 
O Programa Ler é Preciso
 
Somando esforços articulados em rede e presente em 11 estados brasileiros, a Rede de Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso vem colaborando com prefeituras na implementação de bibliotecas em instituições públicas de ensino, atenta à lei 12.244/10, que determina a implantação de bibliotecas em todas as escolas do país até 2020. Viabilizando o acesso à biblioteca para toda a comunidade do entorno da escola, esses esforços cooperados tem contribuído para resguardar o direito à leitura para além dos muros escolares, ampliando o significado das unidades de ensino, integrando-as à comunidade na qual se inserem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário