18 ago

Alunos da rede pública de Mogi das Cruzes participam de vivência no Parque das Neblinas

Como parte do programa de Educação Socioambiental do Instituto Ecofuturo, aconteceu nesta semana, as primeiras visitas dos estudantes das escolas públicas de Mogi das Cruzes ao Parque das Neblinas. Entre agosto e outubro, o local receberá 350 alunos de oito instituições da região. O objetivo é sensibilizar os educadores e suas turmas para que haja maior conexão com a natureza.

A visita faz parte da segunda etapa do programa. O primeiro encontro, em junho, teve a presença apenas dos professores e agora com os estudantes a ideia é estreitar a relação deles com o meio ambiente, proporcionar o encantamento e o cuidado por meio de atividades práticas que complementam o aprendizado teórico.

A professora Rosemeire Souza, da Escola Rural Professora Eunice de Almeida, participa pelo segundo ano consecutivo e conta que o trabalho realizado em sala de aula é fundamental para despertar a curiosidade dos estudantes. “Realizamos pesquisas e brincadeiras na escola, mas quando as crianças chegam ao Parque das Neblinas a expectativa é que possam ver de perto a fauna e a flora da Mata Atlântica. Posso garantir que testemunhar ao vivo é muito benéfico e traz muitos aprendizados para as crianças”, afirma.

Michele Martins, responsável pelo programa de Educação Socioambiental do Ecofuturo, explica que a programação da vivência é definida de acordo com o conteúdo trabalhado em classe. “Esta é uma oportunidade para que os educadores participem de processos educativos, que os conduzam ao autoconhecimento e à difusão de seus conhecimentos pessoais, para o desenvolvimento de um projeto em conjunto com seus alunos e demais professores”, diz.

Desde o seu início em 2010, a iniciativa já reuniu mais de 100 educadores e 3.600 alunos de 36 escolas da região no entorno do Parque. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário