21 nov

Ampliando os 5 sentidos

Que as crianças adoram brincar ao ar livre não é novidade, mas você sabia que essa vontade de conhecer o mundo e se divertir com ele é fundamental para o desenvolvimento delas? Naturalmente, somos motivados a querer descobrir coisas novas, mas durante a infância esse instinto é especialmente aguçado. Por isso, é importante encorajar esse lado aventureiro da criançada de forma criativa e que estimule os 5 sentidos! Sem falar em todo benefício que o contato com a natureza traz para os pequenos, né?!

Para te ajudar nessa “missão”, separamos algumas dicas para vocês brincarem e se divertirem com os sentidos, confere só:

1) Visão: Os pequenos são bastante curiosos e adoram observar os “pedacinhos” de natureza no cotidiano – desperte, então, a atenção deles para os detalhes: a ranhura das folhas, o formato dos galhos, as cores dos pássaros… Vale também variar um na programação do fim de semana, levando a garotada para fazer uma trilha, onde seja possível observar e interagir com a fauna e flora local, promovendo conhecimento e integração por meio do encantamento.

2) Olfato: Por que não apresentar as crianças a novos elementos da flora de maneira inovadora? Faça potinhos com hibisco, camomila, cravo e outras especiarias e peça para que elas descrevam os cheiros que sentem. Quem sabe não acabam gostando de um deles e você ainda insere um ingrediente natural e saudável em suas refeições?

3) Tato: Muita gente vive longe de rios, florestas e do mar, e isso pode fazer com que os pequenos desconheçam as belezas desses ambientes. Mas com certeza deve ter um espaço natural perto de onde você mora: pode ser uma pracinha, horta ou parque. É nesses locais que está a oportunidade de encantar e sensibilizar os pequenos, fazendo com que eles percebam as sutilezas que existem “lá fora” e também dentro de cada um de nós. Temos também outra sugestão: fazer uma visita ao Parque das Neblinas, onde é possível se banhar nas as águas calmas e cristalinas do rio Itatinga e caminhar em meio à Mata Atlântica.  Essa pode ser uma experiência muito prazerosa e transformadora!

4) Audição: No mundo digital, desde o começo da infância as crianças já são apresentadas aos diversos sons e até aos fones! O seu uso excessivo, no entanto, pode ser prejudicial. Então que tal desligar um pouquinho os aparelhos eletrônicos e fazer uma brincadeira ao ar livre que estimule a criatividade? Desafie a criançada a ouvir o canto dos pássaros e tentar imitar, vai ser demais! Também vale ouvir o barulhinho de uma queda d’água (ou da chuva!) e relaxar ou mesmo prestar atenção no som do vento!

5) Paladar: Tente evitar comidas industrializadas e experimente inserir mais alimentos naturais na dieta das crianças! Você pode encontrar produtos em lojas naturais ou até mesmo dar uma olhada neste post que fizemos sobre as delícias feitas com cambuci – fruto típico da Mata Atlântica! O contato com um sabor novo desperta a curiosidade e pode ainda levar a reflexões sobre questões ambientais, consumo responsável, alimentação saudável e valorização de produtos locais.

Aplique essas dicas no seu dia a dia e vivencie o mundo de outra forma ao lado das crianças. Depois conta para a gente se você sentiu a diferença para o bem-estar de todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário