03 jan

Aplicativos para se conectar ainda mais à natureza

É fato que a tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia e que, embora deva existir um equilíbrio no seu uso, ela pode sim facilitar e trazer muita informação, não é? Para os amantes da natureza, existem alguns aplicativos que nos ajudam a estreitar esse contato com o ambiente natural, facilitando a identificação de espécies, por exemplo, ou então com dicas de trilhas em meio à floresta.  Alguns apps são colaborativos e dessa forma, além de se conectar ainda mais à biodiversidade, você também pode contribuir para sua conservação.

Conheça, abaixo, alguns aplicativos disponíveis para os sistemas iOS e Android.

LEAFSNAP – Disponível para iOS

Ao caminhar por uma trilha e se deparar com uma planta, dúvidas e curiosidades quanto a ela podem surgir. É nesse momento que você agradeceria ter por perto aquele amigo biólogo ou um especialista no tema – ou, então, o LEAFSNAP no seu smartphone!

LEAFSNAP é um aplicativo que identifica espécie de plantas a partir de fotos: basta fotografar suas folhas ou sua flor. Ele funciona como um catálogo, onde é possível pesquisar cada espécie apenas com a imagem, tendo a opção de salvar em uma galeria as consultadas. O app é gratuito, mas por enquanto, está disponível apenas em inglês.

Aves do Brasil – Mata Atlântica – Disponível para iOS

A observação de pássaros (birdwatching) foi uma das atividades relacionadas ao ecoturismo que cresceu nos últimos anos entre os brasileiros, segundo a WWF. O Brasil é um dos países mais procurados para a prática e, de acordo com o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, temos a segunda maior diversidade de aves do mundo.

O aplicativo “Aves do Brasil – Mata Atlântica” permite identificar as espécies pelas suas cores predominantes e porte. Ao selecionar a ave, é possível consultar seu nome científico e até mesmo seus hábitos, além de ter acesso a um banco de dados com 90 cantos e 205 imagens. Você também pode colaborar com o mapeamento, adicionando fotos registradas durante a observação e local exato do avistamento.

É possível pagar pela versão Pro e ter acesso a todas as espécies catalogadas ou experimentar o Lite, que pode ser baixado gratuitamente – porém, nesta versão estão disponíveis as informações de apenas 30 aves.

AllTrails – Disponível para Android e IOS

São mais de 50 mil trilhas cadastradas, com fotos e avaliações sobre o percurso, além de indicação das trilhas que são mais indicadas para crianças e aquelas acessíveis para pessoas com deficiência. Você também pode baixar os mapas para acesso offline e utilizar recursos de rastreamento e GPS – mas essas três funcionalidades estão disponíveis apenas na versão paga.

Seek by iNaturalist – Disponível para Android e IOS

Na mesma linha do LEAFSNAP, o Seek identifica espécies por meio de uma foto – a diferença entre os dois é que o segundo também identifica animais. O aplicativo foi desenvolvido pela ONG iNaturalist e possui um banco de dados colaborativo que já conta com mais de 30 mil imagens. O Seek traz também a opção de colecionar “insígnias” que você adquire conforme identifica uma espécie. Além disso, mostra com base no GPS, a biodiversidade da região em que você está.

O objetivo é popularizar o conhecimento sobre as plantas e animais com que convivemos e criar uma comunidade para compartilhamento de informações.  Claro que, embora a tecnologia possa auxiliar essa aproximação com a natureza, nada melhor que experienciar tudo isso de pertinho, com todos os nossos sentidos, não é mesmo?! Conhece algum outro app legal relacionado ao tema? Conta pra gente aqui nos comentários!

Comentários

  1. Sou apaixonada por plantas , ervas , frutíferas, rosas natureza gostaria de conhecer +sobre a biodiversidade e algo que me interessa desde criança , conhecer a natureza das plantas e sua utilidade para a saúde !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário