12.07.2016

Biblioteca Comunitária de Agudos vence o 6º Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas

O Instituto Ecofuturo, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem a Suzano Papel e Celulose como principal mantenedora, anuncia os vencedores da 6ª edição do Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas, iniciativa que visa reconhecer o trabalho de promoção de leitura literária realizado, em 2015, nas 107 bibliotecas comunitárias da Rede Ler É Preciso, implantadas pelo Instituto em parceria com a iniciativa privada, poder público e comunidade.

A Biblioteca Prof. Maria Olivia Otero Artioli, localizada em Agudos, São Paulo, e inaugurada em 2013 com o patrocínio da Duratex, conquistou o primeiro lugar com o projeto “É preciso gostar de ler”, no qual realizou com periodicidade atividades de promoção de leitura literária. O planejamento anual compreendeu ações envolvendo público diverso, de bebês a idosos. Foram iniciativas promovidas dentro e fora da biblioteca, como a “Mala Viajante” que levava leitura a escolas e creches da região, e que tiveram o livro, a leitura e o leitor como atores principais.

“Uma das maiores satisfações do projeto era presenciar a emoção dos bebês e das crianças ao ouvirem novas histórias. Acompanhamos o caso de uma criança que no início do ano não sabia ler e apenas folheava os livros e, poucos meses depois, já estava escolhendo livros para ler. É um trabalho muito gratificante e receber esse reconhecimento do Ecofuturo vem para recompensar tudo”, afirma Sonia Serafim Rebuá, promotora de leitura responsável pelo projeto.

Entre as ações promovidas pela biblioteca está a realização de encontros com escritores locais, com o objetivo de diminuir a distância entre eles e seus leitores. “Ações como essas servem para estimular novas descobertas, como conhecer de perto o ofício de inventar histórias, traduzindo-as em arte, por meio da escrita. Além disso, ajudam a divulgar a literatura de forma sistemática”, explica Sonia.

Os projetos vencedores foram selecionados por um júri formado pela equipe do Ecofuturo e especialistas nas áreas de educação, leitura e biblioteconomia que, entre outros critérios, analisaram o planejamento de atividades de promoção de leitura e sua execução ao longo de todo o ano, acervo selecionado, articulação, divulgação e atendimento a diversos públicos.

Os três primeiros colocados ganham 50 livros de literatura novos para complementar o acervo da unidade e dois representantes de cada biblioteca vencedora participarão da 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, evento que possibilitará, por meio de sua programação, atualização profissional e troca de conhecimento. Todas as Bibliotecas Comunitárias participantes recebem certificados com suas respectivas classificações.

O Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas foi criado pelo Instituto Ecofuturo em 2009. A próxima edição acontece em 2017 e as inscrições são restritas à Rede Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso. Além dessa iniciativa, o Instituto é responsável por outras ações importantes na área, como a instituição de 12 de outubro como Dia Nacional da Leitura e a campanha Eu Quero Minha Biblioteca.