10 jun

Biblioteca Comunitária de Lagoa Verde, em Imperatriz, completa 1 ano

Em 2015, o Ecofuturo implantou, com patrocínio da Valmet, apoio da Prefeitura e participação da comunidade, a terceira biblioteca do projeto Biblioteca Comunitária Ler é Preciso no município de Imperatriz, no Maranhão. A unidade foi instalada na Escola Municipal Moreira Neto, localizada no povoado de Lagoa Verde, e beneficia cerca de 350 alunos, além de 4.000 pessoas que moram no entorno.

Para o nome da biblioteca, a comunidade homenageou Vera Lúcia de Sousa Barbosa, professora que iniciou sua carreira, em 1987, como docente em uma escola rural e, em 2010, passou a lecionar na escola onde está localizada a biblioteca, contribuindo com a educação do município.

O processo de implantação durou dois anos e envolveu diversas etapas, como articulação com o poder público local, diagnóstico de leitura, mobilização comunitária, cursos de auxiliar de biblioteca e promotor de leitura, oficina de gestão de sustentabilidade, construção da biblioteca, compra de acervo e mobiliário… até que, em 13 de junho, o espaço foi inaugurado com a presença de toda a comunidade, Prefeito e Secretários municipais, alunos, pais e professores.

Atualmente, a equipe é formada por Genilda Gomes, Rita de Cássia e Maria Joseana, que recebem na biblioteca, por mês, cerca de 250 usuários e emprestam em torno de 100 livros. A ideia é que o número de usuários seja ampliado com novos iniciativas que serão desenvolvidas na biblioteca, como o projeto reconhecerá o leitor mais assíduo da biblioteca e a biblioteca móvel, que deve visitar escolas mais afastadas.

Abaixo, compartilhamos uma entrevista com Rita de Cássia Oliveira dos Santos, responsável pela BC de Lagoa Verde.

Como é para você trabalhar na Biblioteca Comunitária?

É gratificante estar em contato com o mundo da leitura e com as pessoas que frequentam a biblioteca, sabendo que é por meio da leitura que ampliamos o conhecimento, melhoramos a comunicação. Este trabalho trouxe para nós um enriquecimento profissional sobre os autores e a organização de uma biblioteca, onde aprendemos a, por exemplo, catalogar livros com o curso ministrado pela professora Glaucia, algo que era distante da nossa realidade, favorecendo na nossa vida como pessoas ativas na comunidade.

Qual a importância da promoção da leitura para as crianças?

É importante porque faz com que as crianças aprendam a entender o que a história está tentando passar de forma reflexiva, com isso nota-se uma boa melhora no aprendizado dos educandos tanto na leitura, como na escrita.

A comunidade do entorno frequenta a Biblioteca?

A comunidade local frequenta de forma ainda tímida, mas estamos melhorando aos poucos. É muito importante porque, com a utilização, as pessoas têm mais contato com a leitura, conhecendo autores de vários estilos literários, ampliando o conhecimento e o vocabulário.

Fale sobre os projetos desenvolvidos, por favor.

São realizados alguns projetos como “Leitores do mês”, no qual são colocados no mural da biblioteca os leitores que mais leram livros durante cada mês do ano, também são promovidos momentos de leitura, como roda de leituras com os alunos, e visitas de alunos de outras escolas para terem mais contato com o mundo da leitura.

Gostaria de deixar uma mensagem aos leitores?

Basta 15 minutos por dia mergulhado nos livros para você se dar melhor nos estudos e na vida, ampliando seu conhecimento e enriquecendo seu vocabulário!

 

Ficha Técnica

Data de inauguração: 13 de junho de 2015.

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h50; 13h30 às 17h50; 18h30 às 21h30.

Nome da biblioteca: Biblioteca Comunitária Ler é Preciso Vera Lúcia de Sousa Barbosa

Funcionárias: Rita de Cássia Oliveira dos Santos,  Genilda Maria Reis Gomes e Maria Joseane Pereira dos Santos.

Local: Escola Municipal Moreira Neto – Av Bernardo Sayão, s/n, Povoado Lagoa Verde – Imperatriz (MA) – CEP: 65900-000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário