12.07.2016

Biblioteca Comunitária de Magé (RJ) está entre as vencedoras do 6º Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas

O Instituto Ecofuturo, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem a Suzano Papel e Celulose como mantenedora, anuncia os vencedores da 6ª edição do Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas, iniciativa que visa reconhecer o trabalho de promoção de leitura literária realizado, em 2015, nas 107 bibliotecas comunitárias da Rede Ler É Preciso, implantadas pelo Instituto em parceria com a iniciativa privada, poder público e comunidade.

Em Magé, a Biblioteca Prof. Elzira Bastos Amaro, inaugurada, em 2007, em uma escola rural do município, foi a segunda colocada nesta edição com o projeto “Os contos que eles contam e os que nós contamos: rompendo com histórias únicas”.

Além de ações de promoção de leitura, com forte embasamento teórico e técnico, realizadas semanalmente, todo o espaço da unidade foi reorganizado, incluindo catalogação das obras e separação dos livros que seriam trabalhados nas atividades, que tiveram como foco o resgate da identidade local, utilizando a cultura do município como tema principal.

“Para a comunidade têm sido de grande relevância todos os movimentos, pois ela ganha muito com a educação de seus filhos, sobrinhos e netos. Sobretudo, quando se trata de uma realidade como a nossa, na zona rural, que por vezes é marginalizada por estar longe do grande centro”, conta Daise dos Santos Pereira, promotora de leitura responsável pelo projeto.

Vale reforçar que os projetos vencedores foram selecionados por um júri formado pela equipe do Ecofuturo e especialistas nas áreas de educação, leitura e biblioteconomia que, entre outros critérios, analisaram o planejamento de atividades de promoção de leitura e sua execução ao longo de todo o ano, acervo selecionado, articulação, divulgação e atendimento a diversos públicos.

Como prêmio, a biblioteca receberá 50 livros de literatura novos para complementar o acervo da unidade e dois representantes participarão da 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, evento que possibilitará, por meio de sua programação, atualização profissional e troca de conhecimento. Todas as bibliotecas comunitárias participantes recebem certificados com suas classificações.

O Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas foi criado pelo Instituto Ecofuturo em 2009. A próxima edição acontece em 2017 e as inscrições são restritas à Rede Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso. Além dessa iniciativa, o Instituto é responsável por outras ações importantes na área, como a instituição de 12 de outubro como Dia Nacional da Leitura e a campanha Eu Quero Minha Biblioteca.