19 jul

Biblioteca Comunitária de Vila Nova dos Martírios completa um ano

O Instituto Ecofuturo inaugurou, em julho de 2015, a 107ª Biblioteca Comunitária da rede Ler é Preciso, em Vila Nova dos Martírios, pequeno município do Maranhão à beira do rio Martírios. A unidade foi a quinta implantada com o patrocínio da Valmet, apoio da Prefeitura e da comunidade.

A paisagem rural, com várzeas, campos alagáveis e colinas, tornou a cidade de Vila Nova dos Martírios, com pouco mais de dez mil habitantes, o local ideal para a implantação de uma biblioteca comunitária, uma vez que não havia nenhum espaço de leitura na região.

O processo de implantação durou 18 meses e incluiu articulação com o Poder Público para a assinatura de um Termo de Parceria que garante, entre as contrapartidas, construção do espaço, contratação de funcionários e manutenção da biblioteca após implantada. Foram ainda realizadas mobilização comunitária para empoderamento da população local, formação de cerca de trinta professores e representantes da comunidade nos cursos de Gestão de Biblioteca e Promoção de Leitura, e uma oficina de Gestão e Sustentabilidade para a Prefeitura, com objetivo de orientar sobre recursos federais disponíveis para manutenção, construção e ampliação de bibliotecas em escolas públicas.

Instalada na Escola Municipal Paulo Lopes da Rocha, a Biblioteca Comunitária recebeu o nome de “Floripes Batista da Cruz”, em homenagem a uma professora muito querida da comunidade. Com mais de 2.000 usuários cadastrados, o espaço garante acesso gratuito a livros de literatura de qualidade e é também utilizado para convivência. Atualmente, cerca de 500 alunos do ciclo inicial de alfabetização são atendidos na biblioteca, que realiza, em média, o empréstimo de mais de 400 livros por mês, resultado do trabalho de promoção de leitura realizado na unidade.

O acervo inicial foi duplicado e conta com 2.500 livros, recebidos por meio de parcerias e doações. Com todo esse incentivo e ações de promoção leitura, já é possível notar uma melhora na escrita e na leitura dos alunos, segundo as profissionais responsáveis pela unidade, e a comunidade também participa ativamente das atividades que são promovidas.

Compartilhamos, abaixo, uma breve entrevista com Vanuza Santos, responsável pela Biblioteca Comunitária da Vila Novas dos Martírios.

Como é para você trabalhar na Biblioteca Comunitária?

Este trabalho é muito gratificante, pois além de nos proporcionar conhecimentos diversos a respeito de autores, também nos aproxima da comunidade, criando um laço de amizade com todos que frequentam a biblioteca.

Qual a importância da promoção da leitura para as crianças?

Promover a leitura para as crianças é um presente e os professores já estão vendo a diferença tanto no desenvolvimento da leitura, como no esforço dos leitores para atingirem mais perfeição e habilidade no hábito da leitura.

A comunidade do entorno frequenta a Biblioteca?

É muito importante a comunidade utilizar a biblioteca, pois o acesso aos livros traz facilidade para o leitor. Nossa comunidade frequenta, não tanto como gostaríamos, até porque sabemos que o Brasil ainda é um país onde a cultura da leitura deixa a desejar, mas estamos trabalhando para alcançar nosso objetivo, incentivando e mostrando a cada visitante nosso acervo.

Fale sobre os projetos desenvolvidos, por favor.

Fizemos o projeto Arca de Noé com poesias de Vinicius de Morais, no qual falamos um pouco sobre a biografia do autor, e as crianças recitaram com muito entusiasmo as poesias. Agora estamos com o projeto “leitor do mês”.

Gostaria de deixar uma mensagem aos leitores?

A leitura é um mundo diferente, ela nos apresenta lugares desconhecidos e sensações jamais vividas, nos leva a novas experiências, estas que são verdadeiramente marcantes e surpreendentes. Sem contar na riqueza de vocabulário que adquirimos e de autores que passamos a conhecer.

Ficha Técnica

Data de inauguração: 13 de julho de 2015.

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Responsável: Maria Vanuza dos Santos Carvalho.

Nome da biblioteca: Biblioteca Comunitária Floripes Batista da Cruz.

Local: Escola Municipal Paulo Lopes da Rocha. Rua Santo Inácio, s/n, Vila João Pinto- Vila Nova dos Martírios/MA – CEP: 65924-000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário