06 maio

Biblioteca Comunitária Ler é Preciso de Cidelândia celebra 1 ano

Cidelândia, município de pouco mais de 14 mil habitantes, no Maranhão, está em festa: a Biblioteca Comunitária Ler é Preciso completa um ano de funcionamento em 7 de maio! Localizada na escola Unidade Integrada Ezequiel Garcia, esta foi a 103ª biblioteca implantada pelo Ecofuturo, e uma das cinco que receberam o patrocínio da Valmet.

O processo de implantação durou 15 meses e envolveu a comunidade e a Prefeitura, que sempre colaboraram com o projeto, garantindo o sucesso na entrega e, principalmente, na sua sustentabilidade. Entre as etapas desenvolvidas, foram promovidos cursos sobre gestão de biblioteca e promoção de leitura a educadores e moradores, além de uma oficina de Gestão e Sustentabilidade, que ofereceu à equipe do poder público local informações sobre como acessar recursos federais destinados à educação, que podem contribuir na manutenção da biblioteca e na implantação de novas unidades.

  A Biblioteca Comunitária recebeu o nome, escolhido pela comunidade, de “Márcia Carvalho Oliveira”, em homenagem a uma moradora da região, que ficou conhecida pela simpatia e pela vida dedicada à leitura. Márcia acreditava na educação como prioridade e ponto de partida para uma sociedade mais justa e igualitária, por meio de sua conscientização política e, consequentemente, o seu enriquecimento sociocultural.

Atualmente, a equipe da BC é formada por Sandra Coelho e Lusanira Alves, duas das 18 pessoas que participaram dos cursos de formação. Apesar do pouco tempo de funcionamento, a unidade já apresenta bons resultados: são mais de 1.000 usuários cadastrados, com frequência média de 200 pessoas por mês e cerca de 550 livros emprestados no ano.

Certamente, as atividades de promoção de leitura colaboram para esses números. Rodas de leitura são realizadas diariamente com alunos e professores, demonstrando a integração da biblioteca com o projeto político pedagógico da escola.

Abaixo, compartilhamos um bate-papo com Sandra Coelho, responsável pela Biblioteca Comunitária Ler é Preciso de Cidelândia (MA).

Como é trabalhar na Biblioteca Comunitária?

É um grande aprendizado. Todos os dias eu aprendo com os alunos e com os livros. Hoje eu trabalho com muitas pessoas e tenho a oportunidade de crescer profissionalmente todos os dias.

Qual a importância da promoção da leitura para as crianças?

A promoção da leitura é importantíssima, os professores estão incentivando mais e mais as crianças, com isso elas estão aprendendo a ler melhor e já evoluíram bastante. Existiam alunos que não liam e agora leem até em público! E alunos de outras escolas da região também frequentam a biblioteca e emprestam livros.

A comunidade do entorno frequenta a biblioteca?

Biblioteca disponível e aberta ao público só tem essa, e com os livros novos a comunidade tem procurado bastante. Os pais dos alunos utilizam e retiram sempre alguns livros quando deixam ou buscam seus filhos. E o livro é um incentivador para isso.

Fale sobre os projetos desenvolvidos, por favor.

A roda de leitura é realizada diariamente e já estamos na segunda edição do Projeto “O Livro Viajante”, no qual levamos uma caixa de livro para escolas do distrito onde não há bibliotecas, e deixamos lá por uma semana. Os professores emprestam e fazem leituras para os alunos.

Gostaria de deixar uma mensagem aos leitores?

Continuem lendo e o progresso já está aparecendo por meio da leitura!

 

Ficha Técnica

Data de inauguração: 7 de maio de 2015

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Nome da biblioteca: Biblioteca Comunitária Ler É Preciso Márcia Carvalho Oliveira

Funcionárias: Sandra Coelho e Lusanira Alves

Local: Unidade Integrada Ezequiel Garcia – Rua 13 de Maio, n/n, Vila Davi – Cidelândia (MA). CEP: 65921-000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário