19 jul

Biblioteca Todo Dia!

Sob o mote “Biblioteca Todo Dia”, a Campanha Dia Nacional da Leitura tem destacado a importância de parcerias intersetoriais, integrando governo e sociedade civil, para a implementação de bibliotecas públicas, pensadas desde a sua estrutura física e acervo, assegurando ampla acessibilidade, à sustentabilidade de uma política pública que promova o avanço de indicadores educacionais.

Em posts anteriores destacamos algumas exigências imprescindíveis à construção de uma cultura leitora consistente, em se tratando de bibliotecas, como a participação em gerenciamento de recursos públicos e mecanismos de financiamento junto ao poder público local, formação continuada dos profissionais da área e integração do planejamento pedagógico à biblioteca escolar.

Falta alguma coisa?

Falta. Uma biblioteca só está disponível para toda a comunidade na medida em que amplia a sua cobertura, abrindo em horários estendidos e aos finais de semana, assegurando o direito à leitura aos que não podem frequentá-la durante o horário comercial. Biblioteca todo dia, biblioteca para todos. Professores, pais, alunos, trabalhadores e a comunidade em geral. De manhã, à tarde, à noite, aos finais de semana, feriados… E no período de férias escolares, pois recesso dos estudos não é sinônimo de afastamento de um espaço de fomento permanente à formação cultural.

Onde e quando o povo está

Se estamos tratando de direitos e de serviços públicos, é na disponibilidade das pessoas que precisamos pensar. A última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, revela que 8% dos respondentes declararam que um horário de atendimento ampliado seria um incentivo para frequentar bibliotecas. Apesar disso, o número de bibliotecas abertas aos domingos ainda é muito baixo, na maioria das cidades. Na capital mineira, por exemplo, nenhuma biblioteca pública abre nesse dia, enquanto São Paulo abre apenas 4, das mais de 50 que possui. No Rio de Janeiro, somente seis das 29 bibliotecas públicas funcionam aos domingos. O número reduzido de funcionários e a falta de pagamento das prefeituras por horas extras de trabalho costumam ser os maiores obstáculos.
A partir de uma pesquisa realizada em 2012 em nossa rede de Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso, nosso parceiros técnico Fernando Burgos, da Fundação Getúlio Vargas, afirma que, em virtude do reduzido número de profissionais encontrado na maioria das bibliotecas, é fundamental que a prefeitura tome as seguintes atitudes:
  • Não permitir que todos os funcionários tirem férias ao mesmo tempo;
  • Substituir os funcionários em férias por outros, para evitar que a biblioteca funcione em período reduzido. Essa substituição deveria ser feita por alguém com capacitação para atuar na biblioteca;
  • Realizar as obras de manutenção das bibliotecas (normalmente ocorrem nas férias escolares) em caráter prioritário, para que elas possam retomar o seu funcionamento normal o mais rápido possível.
Ainda segundo Burgos, outra medida que as prefeituras podem adotar para garantir abertura das bibliotecas aos finais de semana e no período noturno deve ser considerada já no ato de contratação dos funcionários. “Normalmente, os regimes de contratação estabelecem o número máximo de horas a serem trabalhadas por semana. Então, ao contratar um novo funcionário ou realizar um processo seletivo interno, o ideal é que a prefeitura já deixe explícito o horário de trabalho que incluiria o período noturno e finais de semana, com os adicionais previstos na legislação trabalhista”.
E quem já está fazendo – como faz?

A cada vez que abordamos um tema em relação às bibliotecas, procuramos aprender e compartilhar iniciativas de quem tomou nas mãos os desafios e pôs a mão na massa. Justamente por serem desafios, as trocas de experiências nesse processo sempre em construção, que é a formação de uma cultura leitora de fato, são fundamentais. Desse modo, se Taquari, no Rio Grande do Sul, pôs em destaque profissionais comprometidos com o orçamento público destinado às bibliotecas, Bezerros e Lagoa do Carro, em Pernambuco, e Turmalina e Aimorés, em Minas Gerais, tiveram algo a nos dizer sobre formação contínua de seus profissionais. Taquari, por sua vez, também no Rio Grande do Sul, deu sua excelente contribuição, quando abordamos a integração entre biblioteca e planejamento escolar.

Atualmente, a maioria das bibliotecas comunitárias da Rede Ler é Preciso funciona apenas em horário comercial. Mas temos tido experiências de sucesso de algumas que estenderam seus horários.

A Biblioteca Comunitária de Taquari ainda não abre aos finais de semana, mas já consegue manter suas portas abertas de segunda a sexta, das 7h30 às 21h00. Em Teresina, a biblioteca aproveitou a abertura de meio período aos sábados em decorrência de um curso de computação para atender aos usuários, oferecendo atividades de rodas de leitura e cinema. Além de jovens, adultos e idosos matriculados no curso que aproveitam o espaço para ler e estudar, alunos das escolas locais aproveitam o sábado livre para fazer pesquisas e ler. O próximo desafio para a biblioteca de será manter a abertura aos sábados, com o fim do curso de computação.

Já a Biblioteca Comunitária de Bezerros funciona na Escola de Referência de Ensino Médio de Bezerros , que é de período integral, e nos horários vespertino e noturno ali funciona a Escola Técnica do Agreste, destinada a jovens e adultos, em sua maioria pais de família e trabalhadores. Para atender a esse público, a Biblioteca passou a funcionar, além do horário comercial, com horário estendido duas vezes por semana, das 18h00 às 22h00, medida que atraiu usuários de outras escolas e das cidades vizinhas. A Biblioteca mantém ainda as portas abertas durante o horário de almoço, através de um sistema de reserva de funcionários.

Segundo a auxiliar de biblioteca de Bezerros, Maria do Carmo, o horário estendido possibilita uma maior interação com os estudantes no espaço da própria biblioteca ou em salas de aula, através do “carrinho do conhecimento”, repleto de livros com títulos diversos. Possibilita também o acolhimento e parcerias com escolas, ONGs e pessoas físicas para trabalhos de leitura, contação de histórias e trocas de experiências leitoras ou pessoais. “Através do horário estendido, a Biblioteca torna-se uma extensão da sala de aula, da família e da comunidade. É quando saímos dos domínios dos muros e vamos ao encontro do leitor onde ele está”.

 

 

Biblioteca de Bezerros

Inauguração: 29/12/2005

Local: Centro de Ensino Experimental Escola Técnica do Agreste – Biblioteca Comunitária Irmã Eudóxia

Endereço: Av. Lucas Soares Cardoso, BR 232 Km 98/ Distrito Industrial, Bezerros (PE)

Contato: bibliotecairmaeudoxia@yahoo.com.br

 

Biblioteca de Teresina

Inauguração: 05/11/2009

 

Local: Biblioteca Comunitária Bruno Soares

Endereço: Rua Inácio Soares, 879/ Bairro Angelim I, Teresina (PI)

Contato: m.pazb@hotmail.com

 

Outros posts sobre as exigências imprescindíveis ao funcionamento adequado de bibliotecas:

-Biblioteca faz escolas

Para encontrar Drummond, Quintana e seus autores preferidos

 

*As imagens que ilustram este post foram cedidas pela Biblioteca Comunitária Irmã Eudóxia, de Bezerros

 

Equipe responsável: Instituto Ecofuturo

Texto: Reni Adriano

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário