27 nov

Bibliotecas Incríveis

A Biblioteca do Congresso é a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos. Fundada em 1800 e localizada em Washington, é também considerada a maior biblioteca do mundo. Sob sua arquitetura renascentista, abriga 144 milhões de itens, em mais de 470 idiomas – mais de 32 milhões de livros catalogados, cerca de 63 milhões de manuscritos, 3 milhões de gravações em áudio, mais de 5 milhões de mapas e a maior coleção de livros raros da América do Norte. Parte do acervo, com cerca de 6.487 livros selecionados ao longo de 50 anos, relacionados à história dos EUA, advém de doação do ex-presidente Thomas Jefferson. Esse poderoso patrimônio histórico norte-americano, contudo, levou quase 100 anos, desde a inauguração, para abrir suas portas ao público, o que se deu a 1 de novembro de 1897.

 
 
Com edifício inaugurado em 1854 para reunir as bibliotecas espalhadas pela cidade, a biblioteca Pio IX, localizada em Roma, na Itália, pertence à Pontifícia Universidade Lateranense, mais conhecida como “Universidade do Papa”, uma vez que é a autoridade suprema da Igreja Católica que a gere, diretamente. Do acervo dessa portentosa biblioteca constam diversas coleções papais privadas e mais de 400 mil volumes entre antigos e raros.
 
Também fundada no século XIX, precisamente no ano de 1810, está a nossa Fundação Biblioteca Nacional. Conhecida atualmente por este nome desde 1876, já foi chamada de Real Biblioteca e Biblioteca Imperial e Pública da Corte. Localizada no Rio de Janeiro, abriga o patrimônio bibliográfico e documental do Brasil. Tudo o que é publicado no País deve ter algum exemplar destinado à Fundação. Abrigando 9 milhões de itens, o que lhe confere o título de maior acervo da América Latina, é ainda considerada pela UNESCO a sétima maior biblioteca do mundo.
 
A mais antiga das bibliotecas incríveis listadas aqui, é a Biblioteca Geral, fundada em 1537 em Coimbra, Portugal, e reconstruída em 1725. Organizada em dois edifícios, abriga um vasto acervo bibliográfico, com obras do século XVI ao XVIII, com cerca de 250 mil volumes de temas variados, como medicina e filosofia.
 
Já a mais recente das bibliotecas incríveis, a Biblioteca Pública de Stuttgart, é também um dos grandes projetos arquitetônicos dos últimos anos na Alemanha. Com nove pisos e dois andares subterrâneos ligados por escadarias, a obra custou 80 milhões de Euros e foi construída em três anos, sendo aberta ao público em outubro de 2011.
 
De valor histórico e cultural inestimável não só para seus países de origem como também para toda a humanidade, essas bibliotecas incríveis são, sem dúvida, também nossas bibliotecas. Mas acessar a maior parte delas periodicamente e a qualquer hora, se é possível, deve ser privilégio de poucos. Ou será que podemos chegar no balcão da “Biblioteca do Papa” e pedir para dar uma espiadinha (com os olhos e com as mãos) numa raridade de uma publicação papal? Sendo assim, pela documentação da memória preservada nos idiomas da respectivas nações, são muitas vezes peças restritas ao estudo especializado.
 
Mas, para nós que queremos biblioteca todo dia, ao alcance dos nossos olhos, narizes e mãos, devemos estar atentos às pequenas grandes bibliotecas incríveis que causam impacto na nossa comunidade desde o cotidiano. “Quanto maior o grau de utilização de uma biblioteca, maior será seu impacto e sustentabilidade”, diz o pesquisador Fernando Burgos, da Fundação Getúlio Vargas.
 
Na nossa rede de Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso, espalhadas por 91 municípios brasileiros, por exemplo, nossos acervos são sem dúvida mínimos, se comparados com os das “bibliotecas incríveis” citadas acima. Mas são amplamente inclusivos, com livros em Braille e temáticas variadas para atender aos mais diversos membros das comunidades às quais se destinam, estimuladas a participar. São espaços de integração e desenvolvimento tanto para frequentadores como para funcionários, num processo de aprendizagem permanente nestes ricos ambientes de trabalho.
 
“O Projeto Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita de indivíduos, as quais são consideradas essenciais à emancipação e ao protagonismo dos mesmos, para entender o mundo a sua volta e interagir com ele”, considera Fernando Burgos, que também é parceiro do Projeto.
 
Pesquisa de 2006, coordenada por Ricardo Paes de Barros, do IPEA, e atual Secretário de Ações Estratégicas da Presidência da República, revelou diminuição de 46% da evasão escolar nas escolas do entorno a essas bibliotecas, em comparação com as demais escolas. Além disso, houve uma elevação de 156% na taxa de aprovação das escolas do entorno do projeto em comparação com as demais escolas.
 
Ao longo do ano, abordamos periodicamente diferentes questões relacionadas a bibliotecas públicas, comunitárias e escolares. Neste último post dedicado ao assunto e em ritmo de final de ano, comemoramos estas marcas incríveis: 111.610 livros doados, 2.426 cursistas, 45.500 usuários por mês, 200 pessoas formadas em Oficinas de Gestão e Sustentabilidade, 91 bibliotecas espalhadas por 11 Estados brasileiros.
 
Nosso muito obrigado e parabéns aos funcionários de biblioteca do Projeto Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso engajados e zelosos pelos projetos de incentivo à leitura. É pela soma de esforços de todos eles que atingimos, Brasil adentro, esses resultados dignos de uma biblioteca incrível: aquela na qual o leitor possa crer.
 

 Equipe responsável: Instituto Ecofuturo

Texto: Reni Adriano

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário