27.09.2022

Câmeras trap registram novas imagens de onça-parda no Parque das Neblinas

Com uma área de 7 mil hectares de Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo que protege mais de 1.300 espécies de fauna e flora, entre elas, a onça-parda (Puma concolor), o segundo maior felino das Américas. O animal foi novamente filmado no local e, desta vez, as imagens mostram um pouco do comportamento do mamífero na natureza, como momentos de relaxamento, marcação de território e vocalização. Os flagras foram feitos por meio de câmeras trap implantadas e manuseadas pela equipe de guarda-parques da reserva.

                A onça-parda, também conhecida como suçuarana, é classificada como Vulnerável (VU) e, apesar de estar presente em todos os biomas, sua população encontra-se bastante reduzida. As principais ameaças são a caça ilegal, a destruição de habitat e a ocupação humana. A espécie já foi registrada anteriormente durante uma gestação e também com dois filhotes.

                O Parque das Neblinas, localizado em Mogi das Cruzes e Bertioga (SP), tem como um dos pilares de gestão o fomento à ciência: mais de 70 pesquisas já foram realizadas no local e, a partir delas, quatro novas espécies para a ciência foram identificadas. Os estudos, desenvolvidos em parceria com diversas universidades e instituições de pesquisa, também produzem e sistematizam um importante conjunto de conhecimento sobre a biodiversidade da Mata Atlântica.

                “A onça-parda precisa de um amplo território para habitar, por isso, essa diversidade de registros é um indicativo de que a espécie encontra no Parque um ambiente adequado para sua circulação e reprodução. Proteger a biodiversidade e contribuir para sua conservação é um dos objetivos do Ecofuturo, que atua em parceria com a Suzano e com instituições de ensino para fortalecer o monitoramento e a identificação de espécies na reserva, e apoiar o desenvolvimento de pesquisas”, afirma Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto.

Confira os flagras aqui!