09 jun

Comunidade ribeirinha no Maranhão recebe a 97ª Biblioteca Comunitária Ler é Preciso

Um barco apinhado de crianças cruza diariamente o rio, em um percurso de ida e volta, nos limites entre dois Estados. O rio dividindo os territórios. Vencer diariamente a separação implica ancorar em um porto de onde se pode enxergar algo mais do que terra à vista. É desbravar um território novo, em busca de instrumentos e condições para se navegar em outras águas – as tantas, incertas águas, que são um dos tantos nomes com que podemos nomear o futuro.

Na aparente monotonia do percurso diário de ida e volta, pouco a pouco as crianças avançam, e coisas novas vão aparecendo, tornando sempre diferente o território onde diariamente aportam. Quando voltam para casa, refazendo o mesmo percurso, elas também já não são as mesmas, como as mesmas já não são as águas. Voltam repletas de letras, de histórias, de ideias – essas coisas que, com o tempo, serão matéria-prima e instrumento para cada qual construir a própria jangada.

De um lado, o Estado do Tocantins. Do outro, o Estado do Maranhão e a comunidade do Imbiral, com sua única escola. Além dos filhos de suas 80 famílias, recebe também as crianças nascidas do outro lado do rio, filhas de outras comunidades, todas elas também ribeirinhas.

Acostumados que estão a dividir com os outros – os do lado de lá e os do lado de cá do rio – o pouco do que possuem, a primeira biblioteca de Imbiral só podia ser aberta à comunidade.

Com cerca de 220 metros quadrados, a Escola Municipal Enoque Alves, que atende 108 alunos do primeiro ao nono ano, está passando pela construção de um anexo para abrigar sua primeira biblioteca nesses 50 anos de existência da comunidade. A partir de junho, quando o novo espaço for inaugurado, homens, mulheres e crianças de Imbiral e adjacências, vindos por terra ou pelas águas, terão seu lugar de prosa e descanso, compondo juntos possíveis roteiros para suas vidas comunitárias. Encontrarão, num espaço acolhedor, mil livros novos de literatura e gente formada especialmente para construir junto suas trajetórias leitoras.

E quando o barco ancorar nesse porto, que as crianças se surpreendam diariamente com o fato de que alcançando terra firme é que descobrirão, na leitura literária e nos livros, outros destinos, outras águas…

Serviço:  A Biblioteca comunitária de Imbiral é a 97º biblioteca inaugurada pelo Instituto Ecofuturo na Escola Municipal Enoque Alves e viabilizada com o apoio da AzkoNobel – unidade de Pulp and Performance Chemicals, contará com acervo de mais de 1000 livros, aparelhos eletrônicos (computadores, impressora, TV e Blue-Ray) e mobiliários.

Autor: Reni Adriano

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário