27 ago

Conheça o Tamanduá-mirim!

Um passeio no Parque das Neblinas encanta os visitantes e um dos fatores responsáveis é a diversidade da fauna protegida na área: são mais de 700 espécies identificadas – mas vale lembrar que ver alguns dos animais nem sempre é fácil, porque muitos têm hábitos noturnos ou preferem circular por locais mais afastados, sem tanto movimento.

Hoje, vamos apresentar o Tamandua tetradactyla ou, como é chamado popularmente, tamanduá-mirim ou tamanduá-colete – esse último nome vem de sua pelagem, que dá a impressão que o animal veste um tipo de “coletinho”.

A espécie, que costuma se alimentar de formigas, pode ser encontrada da Venezuela ao Sul do Brasil, passando pela Bolívia, Uruguai e Argentina. Ela aparece em diversos ambientes, mas as florestas são suas áreas preferidas.

Para quem quer reconhecê-lo, além do já mencionado colete de pelos, o tamanduá-mirim mede cerca de 1 metro de comprimento e tem longas garras nas patas de trás. São essas características que assinam duas das suas principais marcas: a habilidade de escalar árvores e capacidade de ficar em pé e até caminhar apenas sobre as patas traseiras.

Os tamanduás dessa espécie costumam ser animais solitários, com hábitos predominantemente noturnos. Encontrá-los em pares, portanto, é um indício de que chegou a época do acasalamento. A menos que estejamos falando dos filhotes, que são carregados nas costas da mãe até se tornarem independentes, o que varia de 6 a 9 meses.

Ficou com vontade de encontrá-lo? O tamanduá-mirim é um mamífero conservado na fauna brasileira e, com alguma sorte, pode ser visto em uma caminhada pelo Parque das Neblinas.

Para agendar sua visita, basta clicar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário