09 ago

Conhece a história do Parque das Neblinas?

O Parque das Neblinas fica pertinho de São Paulo, entre Mogi das Cruzes e Bertioga, e oferece a todos a oportunidade de vivenciar a Mata Atlântica e conhecer sua biodiversidade. Reserva privada de uso sustentável, com 6.100 hectares, ele pertence à Suzano Papel e Celulose, é gerido pelo Instituto Ecofuturo e está aberto ao público desde 2004.

Quem o visita hoje, pode se surpreender com a história do lugar. Nos anos 40 e 50, boa parte da vegetação original foi desmatada para fazer carvão para siderúrgicas. Depois, foram plantados eucaliptos, que também alimentaram os fornos e, posteriormente, foram usados na fabricação da celulose.

Na década de 80, a vegetação nativa começou a ser restaurada com diferentes técnicas de manejo florestal. A produção do eucalipto foi combinada com estratégias de restauração da mata original, com foco na conservação da biodiversidade, do solo e de recursos hídricos.

Hoje, o Parque das Neblinas protege importantes remanescentes da floresta, conserva a bacia do Rio Itatinga, promove atividades de visitação, trilhas e canoagem, programas de pesquisa, conservação da biodiversidade, educação socioambiental e relacionamento comunitário. Mais de 1.400 espécies já foram identificadas na área, reconhecida pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.  

As visitas devem ser agendadas com antecedência, pelos telefones (11) 4724-0555 e 4724-0556, ou pelo e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br. Os passeios custam a partir de R$ 40, de acordo com as atividades e alimentação contratadas.

Comentários

  1. BOA TARDE GOSTARIA DE INFORMAÇOES E CUSTO SOBRE AS REFEIÇOES NO PARQUE POIS IREMOS EM UM GRUPO E PRECISO PASSAR O CUSTO PARA A TURMINHA
    OBRIGADA IVANETE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário