05 maio

Conhecendo a Mata Atlântica no Parque das Neblinas

“A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.*”

Acreditando no potencial da comunidade educativa e na educação ambiental o Instituto Ecofuturo em parceria com o município de Mogi das Cruzes, por meio da Escola Ambiental, para realização de um programa de educação socioambiental visando a reflexão sobre a importância da conservação da Mata Atlântica junto a alunos e professores da rede municipal de ensino, por meio do Programa “Conhecendo a Mata Atlântica”.

“Compreender o bioma, o local onde vivemos e como nos apropriarmos dele, a urgente necessidade de estreitarmos a relação entre homem-natureza, fazem com que o processo educativo se torne mais aprazível, proporcionando transformações pessoais e interpessoais entre alunos e professores. ”, diz Michele Martins, educadora do programa.

Em 2014, o Programa de Educação Socioambiental do Parque das Neblinas, recebeu 11 professores e aproximadamente 350 alunos que vivenciaram e se encantaram pela Mata Atlântica.

O Programa se divide em 3 etapas:

  1. Encontro com os professores

 Todos são convidados a pensar e refletir sobre os temas e estratégias de ensino e aprendizagem no ambiente escolar e no ambiente natural. Por meio do diálogo entre os próprios professores, são definidos temas inspiradores relacionados aos ambientes naturais a serem trabalhados com os alunos, de acordo com a individualidade de cada sala de aula.O foco desse primeiro encontro é transformar a ideia de “mais um projeto a ser trabalhado dentro da escola” em uma oportunidade de integração com os alunos, permitindo a livre criação de métodos e formatos de aprendizagem.

  1. Vivência no Parque das Neblinas

Cada dia no Parque das Neblinas é único e formatado de acordo com a expectativa do professor. Partindo do trabalho realizado previamente em sala de aula com seus alunos, os professores ganham mais um espaço de aprendizagem, podendo exercitar na prática todos os assuntos que foram trabalhados por eles previamente.

Todas as atividades são conduzidas por monitores do Parque em parceria com os próprios professores, que também conduzem as atividades de sua própria sala de aula.

  1. Fechamento

Esse momento é a oportunidade dos professores compartilharem com os demais como foi a experiência deles com seus alunos nesse processo. A troca de experiências e o compartilhamento de sentimentos se tornam fundamentais para a consolidação de uma ideia e de uma nova forma de pensar a questão ambiental dentro da sala de aula.

Algumas boas ideias que surgiram ao longo desse Programa:

Na E.M. Sergio Hugo Pinheiro foi criada uma “sala sensorial” com o objetivo de levar a floresta para dentro da sala de aula. Os alunos que foram ao Parque das Neblinas se transformaram em monitores ambientais e conduziram os demais alunos, que não realizaram a visita ao Parque das Neblinas, para um dia de vivência na Mata Atlântica.

As professoras da E.M. Armindo Mármora organizaram uma grande exposição para alunos e pais de toda a escola. Os alunos e os professores compartilharam suas experiências para toda a comunidade escolar sobre a importância da Mata Atlântica.

O aluno João Pedro Gerotto de 11 anos, da professora Rosana Maza, ficou muito sensibilizado com as questões ambientais envolvendo a Mata Atlântica e criou uma página no Facebook para a troca de ideias e informações sobre o bioma.

O comprometimento dos professores e dos alunos durante a participação no Programa de Educação Socioambiental do Parque das Neblinas comprovou que a transformação se dá pelo encantamento. Daí a necessidade de vivenciar um pouquinho de cheiro de mato, de água boa corrente, de sabor de fruta colhida no pé, do toque em uma pétala de flor, de um “obrigado” falado do fundo do coração….

Pequenas iniciativas, grandes atitudes. A transformação sempre é possível desde que seja feita com cuidado.

“Certamente eles nunca mais vão esquecer os sentimentos despertados no Parque.”

Professora Débora Ferraz

“O aprendizado como professora foi muito válido, mas como pessoa foi maravilhoso”

Professora Mônica Senziali

* Conferência Sub-regional de Educação Ambiental para a Educação Secundária – Chosica/Peru (1976)

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