17 ago

Proteger as aves é contribuir para o equilíbrio ambiental

O controle biológico de pragas e insetos é essencial para manter o equilíbrio ecológico e as aves são um dos principais predadores naturais desses animais. O número de insetos consumidos anualmente por elas é de 400 a 500 milhões de toneladas, segundo a análise de zoólogos da Universidade de Basel, na Suíça, das Universidades de Utah e de Illinois, nos EUA, e da Universidade de Koç, na Turquia. Para efeito comparativo, essa quantidade é semelhante ao consumo de carnes e peixes pela população humana.

Atualmente, existem cerca de 10.700 espécies de aves no planeta e a maioria são insetívoras. O consumo de insetos cresce no período de reprodução e nidificação (quando estão montando seus ninhos), uma vez que esses animais procuram fontes ricas em proteína para alimentar seus filhotes, mas no resto do tempo sua alimentação pode ser mais diversa, incluindo frutos e sementes, por exemplo.

O principal habitat das espécies insetívoras são as florestas – o que reforça a importância da conservação de reservas ambientais! São 300 milhões de toneladas de insetos consumidas por ano nas matas e florestas, o que representa, aproximadamente, 70% do consumo anual. No Parque das Neblinas abrigamos 244 espécies de aves já identificadas!

Este é mais um motivo para protegermos as aves, grupo de animais bastante ameaçados de extinção por diversos fatores, como poluição, mudanças climáticas e disseminação de pesticidas, por exemplo.

Quer saber mais sobre a atuação do Parque ou nos fazer uma visita? Acesse: https://bit.ly/2gFM8xw

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário