04 mar

Cores do São Francisco

Educação para uma vida sustentável é o tipo de coisa que todo mundo sabe que é importante, mas muita gente não sabe por onde começar. Reciclar o lixo? Usar transportes públicos? Tomar banhos mais rápidos? Ter uma horta em casa…? Também passa por aí.
 
Mas será que é isso que vai fazer diferença na sua comunidade? Será que é isso que vai transformar o seu mundo num lugar mais sustentável? Pode ser um bom começo. Mas o que, de fato, mudaria o seu lugar para melhor?
 
O professor Paulo Ramos, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina (PE), decidiu ir atrás das respostas com o projeto Escola Verde. Ao invés de trabalhar por tentativa e erro, começou por meio de pesquisas para responder os “por quês”, “onde”, “como” e “o que” fazer para rimar sustentabilidade com realidade. O projeto foi inscrito no 3° Prêmio Ecofuturo de Educação para Sustentabilidade, em 2012 .
 
Os resultados preliminares da pesquisa apontam para problemas sérios na região: “Boa parte das escolas não possui um projeto político-pedagógico e, as que possuem, não contemplam o meio-ambiente. As escolas também são pouco arborizadas e os professores não abordam as questões ambientais, apenas os de geografia e ciência e, ainda assim, apenas em datas comemorativas como o Dia da Árvore. Os professores também não tem capacitação para ensinar sobre meio ambiente, pois não tiverem essa disciplina na sua formação”, diz Ramos em entrevista ao blog Educação para Sustentabilidade.
 
O professor destaca ainda problemas nos materiais didáticos usados nas escolas. Segundo ele, os livros abordam apenas problemas das regiões Sul e Sudeste do pais ou problemas globais, como buraco na camada de ozônio: “não se fala sobre os problemas ambientais locais, da nossa região”.
 
Para dar o primeiro passo na resolução desses problemas, o professor fez parcerias com instituições públicas e, além das pesquisas, realiza workshops e palestras para formação de professores, promove debates com a comunidade, elabora materiais didáticos e incentiva o cultivo de hortas e a reciclagem do lixo. Tudo registrado neste site, onde é possível acompanhar o trabalho e se engajar. A página do projeto no Facebook já tem quase 500 “curtidas”.
 
 
 (Visita dos alunos ao viveiro de mudas CRAD-UNIVASF – Escola Leopoldina Leal – Juazeiro, BA)
Em dezembro de 2012, o projeto realizou o 1o Workshop de Educação Ambiental Interdisciplinar, que reuniu cerca de 600 pessoas em Petrolina, entre professores do ensino fundamental, médio e superior, alunos, pais e lideres comunitários. Entre as oficinas, o professor destaca as de Matemática, Física e Química Aplicadas à Educação Ambiental.
O segundo workshop já está marcado para setembro, do outro lado do Rio, em Juazeiro. O evento já tem confirmada a presença dos professores Marcos Reigota, Doutor pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, Martha Tristão, da Universidade Federal do Espírito Santo, e Marcos Prestes, da Federal de Campina Grande. Ainda em 2013, o projeto pretende intensificar o processo de pesquisa, formação de professores, produção de material didático, plantio de mudas e de constituição de comissões de meio ambiente e qualidade de vida nas escolas, para que o projeto ganhe a própria sustentabilidade.
 
O mundo que queremos precisa ser inventado. Coisa que se faz a partir de olhar local cuidadoso, muita conversa e pesquisa, conectando gente e colocando boas ideias em prática. Se você tem um projeto assim, conte pra gente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário