22 nov

Da qualidade e do uso de bibliotecas

Os equipamentos e livros são absolutamente necessários ao bom desempenho de uma biblioteca, mas não o garantem.
Em estudo avaliativo do “Projeto Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso”, desenvolvido por nós desde 2007, encontramos evidências importantes quanto à relação entre o grau de utilização das bibliotecas e o impacto do serviço. Ter apenas biblioteca não gera qualquer impacto. Este depende completamente do grau de utilização do serviço. De fato, enquanto o desempenho educacional dos alunos em escolas com e sem bibliotecas não é muito distinto, existe um enorme diferencial de aprendizado entre os alunos em escolas com bibliotecas intensamente utilizadas e em escolas com bibliotecas de baixa utilização.
O impacto de uma biblioteca com boa infra-estrutura, acervo amplo e selecionado, que promove amplo leque de atividades de leitura, oferece clara orientação e atendimento adequado a seus usuários, pode ser mais de duas vezes maior que o de uma biblioteca com qualidade limitada e atendimento inadequado.
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Vale chamar a atenção para o duplo efeito da qualidade e adequação dos serviços. Por um lado, elas aumentam o impacto de forma direta (bons serviços têm mais efeito sobre a leitura, o protagonismo ou outros resultados de interesse). Por outro lado, induzem uma maior utilização da biblioteca: quanto maior a qualidade e adequação dos serviços, mais os usuários se sentirão motivados a utilizar a biblioteca.
A biblioteca, entretanto, pode alcançar níveis de utilização bem mais elevados se for capaz de atrair novos usuários, isto é, se conseguir converter não usuários em usuários. Nesse caso, o estímulo à demanda não pode se limitar a atender os que já procuram a biblioteca. O sucesso dependerá da divulgação das atividades na comunidade e, acima de tudo, da adequação dessas atividades aos interesses locais.
A devida qualificação dos funcionários é um fator chave.
Embora a utilização de profissionais com boa formação inicial seja vital, inovações e formas criativas de interagir com a comunidade e estimular sua utilização da biblioteca estão sendo constantemente criadas em milhares de bibliotecas espalhadas pelo território nacional. Assim, é fundamental conectar as bibliotecas em rede. Ao contrário de outros serviços sociais, as bibliotecas são, via de regra, serviços bem mais especializados, naturalmente isolados, que necessitam estar conectados em rede.

Embora exista clara demanda local por leitura e por bibliotecas, nem sempre esta demanda é explícita e bem organizada. Assim, é fundamental que, ao se implantar uma biblioteca, a comunidade seja estimulada e mobilizada para refletir sobre sua importância. A sensibilização e a conscientização da comunidade a respeito da disponibilidade e importância do novo serviço comunitário deverá estimular o interesse pela leitura e, daí, uma maior utilização da biblioteca.

Em suma, procuramos demonstrar que, embora seja impossível obter uma biblioteca eficaz sem um acervo de qualidade e infra-estrutura adequada, esses fatores não são suficientes para garantir a eficácia. Uma série de ações complementares são absolutamente vitais. Essas ações visam promover a adequação dos serviços oferecidos às necessidades da comunidade e promover a utilização intensiva dos serviços oferecidos.
Quatro ações merecem especial destaque:

(i) formação profissional, em particular no que se refere ao atendimento pró-ativo dos usuários via promoção e divulgação de atividades de leitura; (ii) intercâmbio de experiências entre bibliotecas, promovendo, desta forma, a difusão de boas práticas e inovações; (iii) promoção e difusão do hábito de leitura na comunidade e (iv) conscientização da população local sobre a importância da biblioteca e da preservação de sua qualidade, atualização do acervo, manutenção da infra-estrutura e formação continuada dos funcionários.

(Ricardo Paes de Barros e Mirela de Carvalho)

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