08 out

Dicas para atividades de leitura – Dia Nacional da Leitura 2013

Estamos a três dias do Dia Nacional da Leitura 2013, e ainda dá tempo de preparar muita leitura pra presente. Listamos algumas situações abaixo, mas você pode adaptar as ações ao seu próprio contexto. Leitura cabe em qualquer lugar e em todo tipo de reunião social. Ler é uma forma de se relacionar – confere graça aos momentos em que estamos juntos, qualifica os vínculos e os afetos: é uma abertura para a potência dos encontros.

E para quem quer oferecer leitura pública em voz alta para várias pessoas, ao final deste post trazemos um guia detalhado: como, onde, quando e com que recursos fazê-lo; além de centenas de atividades desenvolvidas em bibliotecas comunitárias nas outras edições do Dia Nacional da Leitura.
 
Para uma prosa e uma poética familiares
 
Seja você pai, mãe, irmã, irmão, avó, avô, primo, prima, cuidador… Promova a leitura nas horas vagas, nas pequenas reuniões de família, nos encontros com os amigos. Leia em voz alta para o seu filho, neto, sobrinho, irmão mais novo, vizinho, mesmo que seja um pouco a cada dia.
 
Experimente deixar alguns livros na caixa de brinquedos das crianças. Sabe aqueles momentos em que estamos por perto e elas escolhem um brinquedo e nos chamam para brincar? Pode ter certeza: para as crianças, um livro é como outro brinquedo qualquer – e assim como elas alternam de um brinquedo para o outro, conforme desejam, várias vezes ao dia ela vai te chamar para brincar de ler.
 
Para uma leitura da amizade
 
Vai reunir os amigos para uma pizza, logo mais à noite? Do mesmo modo que você costuma mostrar para eles aquela música nova ou aquele filme emocionante, mostre um conto ou poema de que você goste. Aproveite e deixe alguns livros sobre a mesa ou no tapete, para que eles se lembrem de algum ou descubram e queiram também oferecer aos outros. Geralmente é assim: um texto que lembra um outro que lembra outro que lembra outro… E assim a conversa vai longe.
 
Para escolas e professores – uma leitura menos “escolar” e “professoral”
 
Seja você educador, professor, diretor, coordenador pedagógico, pode – e deve – promover a leitura de literatura na escola! Debater e planejar a inserção de leitura no plano político-pedagógico da escola é fundamental. Tanto quanto viabilizar esta leitura em contextos que façam sentido, não reservando a leitura literária às aulas de língua portuguesa – o ideal é que seja compartilhada no ensino de todas as matérias: ler tem que ter sentido. E não precisa “ler para, depois, fazer alguma coisa” – ler já é, em si, fazer alguma coisa: mobilizar encontros, emoções, encantamentos, graça, afeto…
 
Onde o povo está
 
Se você faz parte de alguma rede – clubes, associações de classes, associações de bairro, fóruns virtuais, grupos de estudo, entre outras –, acione-os e convide toda a comunidade para ler literatura!
 
Programe leituras nos mais inusitados e diferentes ambientes de seu município: parques, salões de festa, asilos, presídios, creches, feiras culturais, festas tradicionais, etc. Como diz a música, o artista vai onde o povo está – e os escritores vão nos livros!
 
Bibliotecas
 
Se você atua em biblioteca escolar, pública, comunitária, etc., pode organizar sessões de leitura em voz alta, rodas de leitura, um cantinho gostoso e confortável de leitura para bebês, livros e leituras nas praças, em hospitais, asilos, escolas, palestras para pais e grávidas, workshops, leitura compartilhada, varal de livros para os pequeninos, seminários, debates, programas de incentivo às famílias para frequentar a biblioteca como local para estar junto e ler, encontros com autores locais e muito mais.
 
Mas eu vou ler em público, para muita gente que eu nem conheço… COMO FAZ?
 
Pensando nisso, preparamos um prático Roteiro de Leitura Pública, para que você explore, da melhor maneira possível, essa incrível capacidade de tornar um texto vivo e presente, vibrante no seu próprio corpo, partindo de um instrumento maravilhoso: a tua voz.
 
O texto que você adora e quer comprtilhar, por enquanto é apenas teu. Mas pode e deve ser também dos outros. A relação amorosa entre escritor, leitor e personagem pode se estender também aos outros, através de você!
 
O filósofo gregro Sócrates diz, em um diálogo de Platão, que os livros não podem se defender sozinhos… E circular por aí, despertando os espíritos, também, não. Através do leitor é que o livro ganha corpo, ganha vida, ganha voz.
 
Para baixar o Roteiro, clique aqui.
 
Eu quero mais!
Então, lá vai:
Feliz Dia Nacional da Leitura, Feliz Brincar de Ler!
 
Equipe responsável: Instituto Ecofuturo
Texto: Reni Adriano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário