11 dez

Ecofuturo 15 anos

Estamos comemorando 15 anos parabenizando e agradecendo a todos que fazem parte dessa história. 

O Instituto Ecofuturo nasceu com o compromisso de ampliar positivamente a visão de mundo das pessoas promovendo educação socioambiental Brasil adentro. Para isso, investimos fortemente em ações que incentivem a criatividade, o conhecimento, o cuidado e a consciência sobre nossa responsabilidade com todas as formas de vida do planeta, porque são as pequenas ações individuais que nos levam a grandes mudanças sociais.

Por isso, fazemos festa sempre que educadores, alunos, pesquisadores, profissionais de biblioteca e parceiros aparecem pra contar o que andam fazendo pela leitura, escrita e educação socioambiental, como o professor Oldemar Cabanhe, lá de Campo Grande /MS, que participou de dois Concursos de Redação (2007 e 2012) e a cada início de ano letivo, apresenta os livros com as redações vencedoras a seus novos alunos pra mostrar o quanto é possível ler e escrever com gosto e competência.

Nossa história é construída por muitas mãos e sem a ajuda de tanta gente não chegaríamos a resultados tão positivos.

Profissionais das Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso trabalham diariamente para que a leitura de literatura faça parte do cotidiano das pessoas.  Daí a importância de existirem bibliotecas abertas à comunidade, com acervo diversificado e de qualidade, e com pessoas formadas para realizar o atendimento. Foi na biblioteca comunitária de Uberaba/MG que o leitor e usuário Guilherme nos contou que prefere ler
a fazer outra atividade. “Assim eu peço pra tia (professora) para deixar eu ficar aqui na biblioteca. Daí toda vez que eu venho com a escola eu quero ficar aqui tranquilo lendo uma história.”

Ações e depoimentos como esse do Guilherme nos inspiram a ampliar o trabalho de políticas por leitura chamando a atenção para a importância da leitura na primeira infância com a instituição do Dia Nacional da Leitura (12 de outubro) e da Semana da Leitura e da Literatura. Atuamos também pela universalização de bibliotecas em escolas por meio da Campanha Eu quero minha biblioteca, que informa e aponta caminhos para a gestão pública sobre a existência de recursos públicos para manutenção e implantação de bibliotecas em escolas.

Cada material referencial, cada biblioteca implantada, cada semente dispersa foram cuidadosamente compostas para que mais e mais pessoas leiam e escrevam com competência, tenham acesso ao conhecimento humano produzido e disponível nos livros, conheçam e vivenciem o poder de restauração da natureza.

E por falar em ações sustentáveis…

Atuar para que a sustentabilidade seja uma ideia executável no cotidiano não é tarefa fácil, os desafios são grandes e precisa muito diálogo e experimentação.

Há alguns anos o Parque das Neblinas desenvolve o Programa Conhecendo a Mata Atlântica, que proporciona a professores e alunos um estudo ao ar livre de temas relacionados à importância e conservação das florestas. Os encontros encantam e inspiram crianças como o João Pedro Gerotto Fernandes, de 11 anos, a criar uma página no Facebook em prol a conservação da floresta.

Todo conhecimento, científico e tradicional e as técnicas de gestão sustentável desenvolvidas no Parque das Neblinas são replicadas em outras áreas naturais pelo Programa Reservas Ecofuturo. Uma das ações de formação do programa é o trabalho de sensibilização em rede junto a atores e parceiros importantes situados na circunvizinhança de áreas naturais, um exemplo, foi a  formação sobre oportunidades de atuação em áreas naturais aos alunos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), tema de grande relevância para quem ainda está aperfeiçoando conhecimento neste assunto. O Matheus Cavalcante, aluno da UEMA, nos escreveu pra contar que o conteúdo e as discussões acrescentaram muito e que serviu para nortear sua atuação quando a graduação chegar ao fim.

Poderíamos contar muito mais, mas preferimos agradecer imensamente a confiança por caminhar ao nosso lado e por compartilhar de tudo que acreditamos ser o melhor para nossas comunidades e para nossa história.

Receba o abraço de nossa equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário