07 nov

Ecofuturo amplia parceria com a FUNAP para fomentar a leitura em unidades prisionais de São Paulo

O Instituto Ecofuturo, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem a Suzano Papel e Celulose como sua principal mantenedora, doará 652 livros clássicos da literatura nacional e estrangeira para complementar o acervo de espaços de leitura de unidades prisionais do interior do estado de São Paulo.

A ação tem como objetivo fortalecer o projeto Clube de Leitura, realizado pela FUNAP – Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel –, com o objetivo de fomentar a leitura e apoiar o Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania “De Olho no Futuro”, que contribui para a inclusão social de pessoas com privação de liberdade, desenvolvendo habilidades e competências que ampliem suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, geração de renda e participação social.

A parceria surgiu por iniciativa dos profissionais responsáveis pela Biblioteca Comunitária implantada dentro de um presídio em Bauru pelo Instituto Ecofuturo, com apoio da FUNAP e chancela da Fundação Nelson Mandela. A unidade, inclusive, foi um dos destaques da 6ª edição do Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas e recebeu a menção honrosa deste ano pelas atividades de promoção de leitura realizadas.

Para Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade no Ecofuturo, o incentivo à leitura é essencial para que seja possível construir um hoje e um amanhã melhores. “O Ecofuturo acredita que a aquisição das competências de leitura e escrita são a base para a educação de qualidade, e que a leitura literária é um elemento fundamental para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes de suas responsabilidades, melhorando dessa forma suas relações e cuidados com o meio e com todas as vidas ao nosso redor”, conclui.

Além de salas de leitura, a FUNAP realiza, incentiva e organiza nas unidades prisionais inúmeras atividades culturais em diversas linguagens e modalidades, como artes plásticas, música, teatro e capoeira. Por meio da parceria com o Instituto Ecofuturo, e com outras instituições, o projeto organiza e mantém 146 salas de leitura no interior de penitenciárias do estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário