06 dez

Ecofuturo comemora 17 anos de trabalho para um hoje melhor e um amanhã melhor ainda!

O Instituto Ecofuturo celebrará mais um aniversário no dia 13 de dezembro. São 17 anos de atuação em projetos de conservação e gestão de áreas naturais, educação socioambiental, promoção de leitura e escrita e implantação de bibliotecas. Em paralelo, o Instituto construiu um modelo de relacionamento e articulação com a iniciativa privada, poder público e comunidades para atingir resultados positivos e impactos sustentáveis.

Dentre nossas atividades, um dos destaques é o Parque das Neblinas. Somos responsáveis pela gestão da reserva de 6 mil hectares, sendo 4.500 em processo de restauração. O Parque recentemente completou 12 anos e reafirma sua vocação para a conservação da Mata Atlântica, por meio do desenvolvimento de ações de educação socioambiental, pesquisa, envolvimento comunitário e visitação. Atualmente, o Plano de Manejo da área está sendo atualizado e trará indicadores que serão monitorados ao longo de 2017 e que devem contribuir para definir as diretrizes de gestão para os próximos anos.

Outra iniciativa, o projeto de Biblioteca Comunitária Ecofuturo ganhou novo reforço com a parceria com a CPFL Energia. Em breve, serão 110 bibliotecas implantadas, ao todo, em 12 estados brasileiros e com atendimento a 640 mil pessoas por ano.

Já com o Reservas Ecofuturo, ultrapassamos 1 milhão de hectares de áreas naturais assessoradas pelo programa nos biomas Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Cerrado, usando como referência a expertise acumulada na gestão do Parque das Neblinas. Alguns dos planos de manejo elaborados recentemente são o da RPPN Botujuru – Serra do Itapeti, em Mogi das Cruzes, e o da Reserva Natural Sesc Bertioga.

Com essa consciência e iniciativas, seguimos acreditando que é a partir da integração do homem com a natureza, do entendimento de sua relação com o todo, da nossa responsabilidade com o meio e com as vidas que o habitam, que intenção se transforma em ação para mudar o presente e o futuro para melhor! Que venham os próximos 17 anos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário