03 nov

Ecofuturo e CPFL Energia levam bibliotecas para cidades do interior paulista

A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, e o Instituto Ecofuturo, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público mantida pela Suzano Papel e Celulose, firmam parceria para levar o projeto Biblioteca Comunitária Ler é Preciso para cidades do interior paulista. Com investimento de R$ 1 milhão por parte do Grupo CPFL, serão implantadas bibliotecas em escolas públicas de Campinas, Bebedouro e Marília, com objetivo de fomentar e incentivar políticas públicas de leitura.

A expectativa é que as novas bibliotecas estejam concluídas ao final de 2017. Cada unidade terá 1 mil livros, 30 profissionais capacitados para a promoção de atividades de leitura e gestão das instalações – sendo que dois serão selecionados para trabalhar integralmente nas unidades, dois computadores, uma TV, um leitor de blu-ray e uma impressora multifuncional. Outros sete funcionários de cada uma das três prefeituras serão treinados sobre acesso e uso de recursos públicos para a sustentabilidade de bibliotecas. A previsão é que, por ano, cerca de 10 mil pessoas frequentem os locais.

Ao longo dos 18 meses do seu desenvolvimento, o projeto terá intensa participação da sociedade civil, com a mobilização das comunidades para sugestões ao projeto e ao acervo de livros, além de acompanhar as etapas de implantação das instalações. Os bairros em que as bibliotecas serão instaladas devem ser definidos pelo Instituto Ecofuturo em conjunto com o poder público, após a realização de diagnóstico e visita técnica. Por terem caráter comunitário, um dos pré-requisitos para a implantação é que a comunidade tenha acesso irrestrito à biblioteca, além de alunos e educadores. 

As comunidades poderão escolher 30% dos 3 mil livros de literatura que serão adquiridos para o projeto. A seleção dos outros 70% será realizada por especialistas da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), parceira técnica da iniciativa, sob a coordenação do Instituto Ecofuturo. O objetivo da medida é aproximar ainda mais as pessoas das bibliotecas, democratizando o acesso aos espaços, mostrando que as instalações atendem aos interesses das comunidades locais e oferecem diversificada literatura de qualidade, que contribui com a ampliação do conhecimento.

Para garantir a manutenção das novas unidades, também é assinado um Termo de Parceria junto às prefeituras, que se comprometem pela reforma ou construção dos locais que receberão as bibliotecas, pela conservação dos espaços e por garantir toda infraestrutura necessária (desde acesso à internet, telefone, água e luz, a seleção e contratação dos profissionais que trabalharão no local). A expectativa é que, no curto prazo, a parceria entre a CPFL Energia e o Instituto Ecofuturo seja estendida para municípios da área de concessão do Grupo no Rio Grande do Sul.

O investimento da CPFL Energia no projeto Biblioteca Comunitária Ler é Preciso faz parte da sua estratégia de uso dos recursos do subcrédito social, uma linha de crédito concedida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) quando uma empresa contrata um financiamento para a realização de investimentos. Com este crédito, a companhia tem buscado apoiar negócios de impacto e políticas públicas que promovam a melhoria dos indicadores sociais de suas comunidades. Um dos principais projetos apoiados pelo Grupo é o da plataforma educacional Geekie.

Ao investir no projeto Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, do Instituto Ecofuturo, a CPFL Energia contribui com a efetividade da Lei nº 12.244/10, que determina que, até 2020, todas as instituições de ensino do País tenham uma biblioteca. “Com esta abordagem, queremos dar escala aos investimentos sociais da CPFL, sendo a ponte entre as ideias e o público-alvo, e contribuir para a efetividade de políticas públicas”, afirma o diretor de Sustentabilidade da CPFL Energia, Rodolfo Sirol.  

Para a Superintendente do Instituto Ecofuturo, Marcela Porto, as novas bibliotecas contribuirão para democratizar o acesso aos livros de literatura e para fomentar a promoção de leitura. “Temos muito orgulho de liderar este projeto, que há 17 anos apoia a formação de leitores e, consequentemente, de cidadãos mais críticos, além de contribuir com a efetividade da Lei 12.244. Hoje, temos uma rede de 107 Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso em 12 estados brasileiros e acreditamos que são ações como essa, a articulação intersetorial e o investimento em educação, que levam a grandes transformações sociais”, afirma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário