07.04.2017

Ecofuturo e CPFL Energia promovem curso de Promoção de Leitura em Bebedouro

A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, e o Instituto Ecofuturo, criado e mantido pela Suzano Papel e Celulose, avançaram mais uma etapa na implantação da Biblioteca Comunitária na EMEB João Pereira Pinho, localizada no bairro Jardim Tropical. Na última semana, foi realizado o curso de Promotor de Leitura, ministrado por profissionais da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), responsável pela execução técnica do projeto, e com o apoio da Prefeitura.

Com a presença de 38 pessoas, incluindo professores do município e representantes da comunidade e do poder público, o curso teve duração total de 64 horas, dividido em quatro dias. Dos participantes, dois serão destacados para trabalhar diretamente na Biblioteca Comunitária, sendo um na gestão e outro na promoção da leitura. Os demais cursistas poderão realizar atividades de incentivo à leitura em suas áreas de atuação e na comunidade, disseminando o conhecimento e contribuindo para fomentar o hábito leitor na cidade.

O curso, que é uma das etapas de implantação do projeto, teve como objetivo familiarizar os participantes com o texto escrito em suas diversas formas literárias e informativas, tornando-os aptos a ler com e para crianças e jovens, de forma a contribuir para a formação leitora de todos os envolvidos. Além disso, espera-se que os cursistas possam orientar a comunidade para o conhecimento e a valorização da leitura, estimulando a escrita, a criatividade e a criticidade.

Segundo Marcela Porto, superintendente do Instituto Ecofuturo, a aquisição da competência da leitura é o primeiro passo para a formação de cidadãos mais críticos, além de possibilitar o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento da imaginação. “Tornar deste um hábito faz com que os indivíduos sejam capazes de desenvolver uma capacidade crítica maior, ampliando a consciência sobre suas próprias escolhas e responsabilidades com o meio e com os outros”, acrescenta.

No dia 27 de abril, terá início um segundo curso de capacitação voltado para a formação de auxiliares de biblioteca. Nessa etapa, o objetivo será capacitar as pessoas para que possam desenvolver as atividades organizacionais e funcionais da biblioteca.

De acordo com Elizabeth Serra, Secretária Geral da FNLIJ, a parceria com o Instituto Ecofuturo traz um expressivo reconhecimento ao trabalho realizado nos últimos anos. “Um dos grandes diferenciais do projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, e motivo pelo qual firmamos a parceria, é o compromisso com a qualidade. O Ecofuturo se preocupa não só em criar a biblioteca, mas também em criar raízes nas comunidades ao providenciar infraestrutura e conhecimento por meio dos cursos de promotor de leitura e auxiliar de biblioteca. Os treinamentos são personalizados para cada região e focam na capacitação do profissional que irá atuar nessa biblioteca e na valorização dos livros de literatura”, conta. “Além disso, como há a participação de outras pessoas da comunidade, a ação de formação vai para além do espaço de biblioteca, pois todos os profissionais levarão o aprendizado para seu setor de atuação, multiplicando o ensinamento”, conclui.

O projeto teve início em 2016, após a assinatura de uma parceria com a Prefeitura, e implantará uma biblioteca aberta à comunidade na EMEB João Pereira Pinho, com 1.000 livros novos de literatura, mobiliários e equipamentos de informática e eletrônicos. A iniciativa contribui com a efetivação da Lei 12.244/10, que determina que até 2020 todas as instituições de ensino do País deverão ter uma Biblioteca.

O investimento de R$ 1 milhão da CPFL Energia no projeto Biblioteca Comunitária faz parte da sua estratégia de uso dos recursos do subcrédito social, uma linha de crédito concedida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), quando uma empresa contrata um financiamento para a realização de investimentos. “Com esta linha de crédito, a companhia tem buscado apoiar negócios de impacto e políticas públicas que promovam a melhoria dos indicadores sociais de suas comunidades”, afirma o diretor de Sustentabilidade da CPFL Energia, Rodolfo Sirol.

A parceria entre a CPFL Energia e o Instituto Ecofuturo também contempla a implantação de Bibliotecas Comunitárias em Marília e Campinas, no interior de São Paulo. As três novas unidades têm inauguração prevista para o segundo semestre e, por ano, devem receber cerca de 10 mil usuários.