24 out

Ecofuturo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2018 a Organização das Nações Unidas completa 73 anos. São sete décadas de trabalho pela paz e pela promoção da igualdade social e conservação do meio ambiente. A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, composta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é uma das iniciativas da organização e foi assinada por todos os Estados-Membros da ONU, incluindo o Brasil. As metas vão desde a erradicação da pobreza à proteção dos oceanos.

O Instituto Ecofuturo contribui com alguns desses objetivos (confira-os na íntegra neste link), seja pelo compromisso com a democratização do acesso ao livro ou com a conservação de áreas naturais.

O projeto Biblioteca Comunitária, com 110 unidades já implantadas pelo País, é uma das ferramentas para promover a formação de novos leitores e uma educação de mais qualidade. Os municípios que receberam uma biblioteca da rede tiveram um aumento significativo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de acordo com a pesquisa de impactos da iniciativa. Além disso, nosso programa de educação ambiental com escolas públicas de Bertioga, Suzano e Mogi das Cruzes, ao trabalhar com educadores e alunos para discussão de temas relacionados à sustentabilidade e imersão no ambiente natural, abre caminhos para valorização da natureza como um espaço educador e transformador.

O Parque das Neblinas – reserva ambiental gerida pelo Instituto – tem mais de 6 mil hectares e é uma das maiores unidades de conservação privada da Mata Atlântica, sendo um instrumento importante de proteção à bacia hidrográfica e da floresta nativa. A área abriga 477 nascentes e é cortada pelo Itatinga, rio que foi recuperado com estratégias de manejo e restauração desenvolvidas pelo Ecofuturo e iniciadas anteriormente pela Suzano. A reserva é lar também de uma grande biodiversidade: mais de 1.250 espécies de fauna e flora já foram identificadas, sendo 23 ameaçadas de extinção – como o Muriqui e a Anta.

As Oficinas de Manejo com proprietários rurais do entorno do Parque, por sua vez, compartilham conhecimento técnico e promovem a troca de saberes, exercitando o debate sobre manejo sustentável e gestão de áreas naturais, alinhando crescimento econômico à conservação.

O Ecofuturo acredita que o investimento em educação, na promoção da conexão homem-natureza e na conservação ambiental contribuem para transformação da sociedade. Quer saber mais sobre como o Instituto ajuda a colocar em prática alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Acesse a versão digital do livro “Ecofuturo: a vida que a gente quer” e conheça os projetos realizados em quase 20 anos de atuação: Ecofuturo: a vida que a gente quer.

Comentários

    1. Olá, Vanessa! Obrigada por seu contato e interesse em trabalhar com a gente! O Ecofuturo é um instituto criado e mantido pela Suzano Papel e Celulose. Por favor, cadastre seu currículo diretamente no site da Suzano (www.suzano.com.br > Oportunidades > Clique aqui > Deixe o seu currículo conosco). Boa sorte!

  1. Sou professor e para mim seria de suma importância para ter mais conhecimento sobre o tema, para transmitir para meus alunos. Atenciosamente;

  2. Instituto Eco Futuro: Parabéns pelo excelente trabalho com o incentivo a leitura, preocupação com o Meio Ambiente e Futura geração. Eu faço parte da Biblioteca Comunitária: “LER É PRECISO” amoooo 😍

    1. Ficamos muito felizes em participar de momentos tão especiais como esse, Cleide! Construir um olhar mais cuidadoso em relação ao meio ambiente e a escolha por ações mais sustentáveis é muito importante. Agradecemos o carinho e o reconhecimento. Um abraço.

  3. Parabéns pelo excelente trabalho e iniciativa, sou funcionária pública de uma creche municipal no município de Suzano e através de pesquisas sobre organizações que desenvolvem projetos de preservação ambiental, descobri o trabalho da Ecofuturo e tomei a liberdade de enviar essa mensagem com o intuito de apresentar uma proposta de um projeto de plantio de mudas de árvores doadas pela secretaria de meio ambiente e manutenção de viveiros dessas mudas, dentro das creches municipais pelos próprios alunos, com a participação dos pais através de oficinas de manejo e conscientização. Se houver interesse, coloco-me a disposição para maiores esclarecimentos, agradecendo pela oportunidade.
    Atenciosamente,
    Rita de Cassia Rodrigues

    1. Olá, Rita! Agradecemos o seu contato e parabenizamos pela iniciativa, pois são as pequenas ações individuais que nos levam a grandes mudanças sociais. Por gentileza, mande um e-mail para ecofuturo@ecofuturo.org.br para conversarmos melhor. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário