24 set

Ecofuturo e Secretaria de Assuntos Estratégicos unem esforços pela ampliação da cultura de leitura

O Instituto Ecofuturo e a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) assinaram, em 30 de agosto, um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de reunir esforços para ampliar a cobertura e efetividade de estratégias nacionais de educação para a leitura ainda nesta geração. Fundamentam esse objetivo a expertise de mais de 12 anos do Ecofuturo na implantação de bibliotecas abertas à comunidade em 11 estados brasileiros, por meio de articulação intersetorial, e em projetos de promoção do comportamento leitor e a decisão da Secretaria em contribuir com a formulação de propostas com base na organização e análise de dados sobre o tema.

“Em toda comunicação do Governo está a inscrição de que um país desenvolvido é um país de oportunidade. Só que não adianta haver oportunidade se não há protagonismo. Segundo Amartya Sem, Nobel de Economia, que foi um dos responsáveis pela criação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o protagonismo é produto da imaginação e o desenvolvimento é um balanço entre imaginação, protagonismo e realização. Ele conclui que um povo não consegue ter imaginação se não tem acesso à ficção. Logo, é preciso assegurar amplo acesso à leitura, em especial à de ficção, para ter imaginação, senão o protagonismo será pouco criativo”, diz Ricardo Paes de Barros, um dos maiores especialistas em pesquisas sobre educação e atual secretário de Ações Estratégicas.

O resultado esperado é a formulação de propostas que repercutam na efetividade das políticas de leitura e biblioteca existentes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário