28 jun

Ecofuturo e Secretaria do Meio Ambiente se unem para o desenvolvimento de modelos de manejo florestal

O Instituto Ecofuturo, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público mantida pela Suzano Papel e Celulose, e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo (SMA) firmaram uma parceria de dois anos, com o objetivo de promover o desenvolvimento, propagação e avaliação de modelos de áreas florestais manejadas para fins ecológicos e econômicos.

A ideia é, por meio desses modelos, incentivar e apoiar proprietários rurais a recompor suas reservas legais – área do imóvel que deve ser coberta permanentemente por vegetação arbórea e que pode ser explorada com o manejo florestal sustentável.

Em um primeiro momento, a Secretaria do Meio Ambiente, junto a outros parceiros, identificou espécies potenciais e elaborou alguns modelos de restauração que podem servir como referência àqueles que deverão restaurar suas reservas legais. Nesse contexto, o Parque das Neblinas, reserva florestal privada gerenciada pela Ecofuturo, onde são desenvolvidas atividades de visitação, pesquisa cientifica, educação socioambiental, manejo florestal e relacionamento comunitário, servirá como campo para implantação e avaliação de um ou mais modelos, com intuito de analisar e monitorar sua viabilidade operacional, financeira e ecológica.

“É um projeto novo para o Instituto Ecofuturo e esperamos, com sua realização, contribuir para o processo de restauração de reservas legais considerando todos os benefícios ecossistêmicos relacionados. Além disso, é uma excelente oportunidade de posicionar o Parque das Neblinas como ambiente de referência para estudos voltados à conservação da Mata Atlântica”, explica Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade do Ecofuturo.

A SMA e o Ecofuturo acreditam que desenvolver esses modelos de referência pode ser um fator de sucesso para restauração de reservas legais no Estado, contribuindo para conservação da água e da biodiversidade, fixação de carbono, adaptação às mudanças climáticas, e também ao fortalecimento da economia verde de base florestal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário