24 set

Ecofuturo e SPLF Investimentos e Participações juntos para a elaboração de Plano de Manejo

 
O Plano de Manejo é o instrumento de gestão mais importante de uma unidade de conservação, estabelecendo as diretrizes básicas para o gerenciamento da área voltadas para a proteção e conservação ambientais e para o uso sustentável dos recursos naturais.
 
Por meio do Programa Reservas Ecofuturo, o Instituto está prestando assessoria técnica para a ação decorrente do licenciamento ambiental do empreendimento Plano Urbanístico da Reserva da Serra do Itapety, situado em Mogi das Cruzes, São Paulo.
 
O licenciamento ambiental permite que a administração pública exerça o necessário controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições ambientais. Tem, por princípio, a conciliação do desenvolvimento econômico com o uso dos recursos naturais, de modo a assegurar a sustentabilidade dos ecossistemas em suas variabilidades físicas, bióticas, socioculturais e econômicas.
 
Em um dos programas ambientais indicados pelo licenciamento, foi ressaltada a necessidade de conservação de um importante remanescente de Mata Atlântica na Serra do Itapety, contíguo ao futuro empreendimento. Será criada uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com 435 hectares, a RPPN Rodeio, que desempenhará papel fundamental na proteção da biodiversidade e manutenção de recursos hídricos nas bacias dos rios Tietê e Paraíba do Sul.
 
O Plano de Manejo da RPPN Rodeio estabelecerá as diretrizes para a gestão da área e indicará propostas envolvendo a realização de pesquisas científicas, atividades de visitação e educação ambiental, recuperação florestal e proteção ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário