30.08.2018

Ecofuturo e Suzano anunciam a implantação de Biblioteca Comunitária e programa de Educação Ambiental em Malacacheta

O Instituto Ecofuturo, junto com a Suzano Papel e Celulose, anuncia a implantação de uma nova Biblioteca Comunitária na cidade de Malacacheta (MG). Nesta semana, foi assinado o acordo de cooperação com a Prefeitura do município, que apoiará a iniciativa. A unidade tem previsão para ser inaugurada no primeiro semestre de 2019 e integra as ações do projeto Nascentes do Mucuri, idealizado pela Suzano e desenvolvido por vários parceiros, que promove a restauração das nascentes do rio e o desenvolvimento local. Além da biblioteca, o Ecofuturo vai desenvolver, também com apoio do poder público e com investimento da companhia, um programa de Educação Ambiental com professores da cidade.

O objetivo da implantação da Biblioteca Comunitária Ecofuturo é apoiar e fortalecer políticas públicas de leitura e de biblioteca, democratizar o acesso aos livros de literatura e promover a formação de leitores. A unidade será financiada pela Suzano, e a Prefeitura, por sua vez, será responsável por ceder o local, manter o espaço depois de inaugurado e contratar os funcionários que atuarão na biblioteca.

O projeto conta com a participação da sociedade ao longo de todo seu desenvolvimento. Desde o início, é feita uma mobilização dos moradores da região onde a biblioteca será implantada para acompanhamento, sugestões sobre o processo e composição de parte do acervo. Um encontro é promovido para que a comunidade conheça o projeto e eleja um representante que acompanhará todas as etapas.

Outra fase da implantação é a formação de cerca de 30 educadores e pessoas da comunidade em cursos de Auxiliar de Biblioteca e Promotor de Leitura, e em uma oficina de Educação Ambiental, que visa valorizar o ambiente natural como espaço educador. Dois dos participantes serão funcionários da nova biblioteca.

A unidade receberá 1.000 livros novos de literatura, dois computadores, impressora, software para gestão da biblioteca, equipamento de TV e Blu-Ray, além do mobiliário necessário para compor o espaço. Dos livros, 70% são selecionados por especialistas da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), executora técnica do projeto, e 30% são escolhidos posteriormente conforme as necessidades e interesses da comunidade.

Atualmente, são 110 Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo distribuídas em 12 estados. Segundo pesquisa de impactos desenvolvida pela consultoria METAS Sociais e divulgada em 2018 pelo Instituto, os municípios que receberam bibliotecas da rede apresentaram melhora nos índices educacionais, como aumento médio de 7,8% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Fundamental II, em comparação com cidades de mesmo porte, mas que não têm bibliotecas do projeto. O estudo apontou também uma elevação de 4,2% na taxa de aprovação dos alunos do Ensino Fundamental II, e de 3,4% no Ensino Fundamental I. Verificou-se ainda uma relação positiva entre a presença das bibliotecas e uma maior participação das famílias na vida escolar dos estudantes.

“O projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo vai além da promoção de leitura e do acesso aos livros, ele busca transformar a paisagem cultural, social e ambiental da comunidade que o recebe, oportunizando vivências que abrem caminhos para novas perspectivas e novos sonhos. Nós queremos promover a leitura e fomentar o conhecimento, mas nosso objetivo é também auxiliar na integração da comunidade com a escola, no diálogo entre poder público, setor privado e população, na conexão entre indivíduos e natureza e no empoderamento de cada um envolvido na iniciativa”, afirma a superintendente do Ecofuturo, Marcela Porto.

Educação Ambiental

Além da Biblioteca Comunitária, o município de Malacacheta receberá também um programa de Educação Ambiental destinado aos professores e alunos da rede pública de ensino. Após as fases iniciais de articulação com o poder público, diagnóstico participativo e mobilização da comunidade escolar, terão início os encontros de formação do programa, coordenados pelo Ecofuturo. O objetivo das formações, que envolverão cerca de 120 educadores, é incentivá-los a criarem contextos de aprendizagem que envolvam elementos da natureza, estimulando o desenvolvimento de projetos educacionais de forma interdisciplinar, que contribuam para a conscientização sobre a importância da conservação ambiental.

A iniciativa complementa o projeto de Educação Ambiental já desenvolvido nas escolas da cidade, fornecendo novas ferramentas para aprimorar os trabalhos realizados com os estudantes. Os encontros acontecerão em diferentes locais do município, com formações em quatro módulos, que incluem palestras com conteúdo técnico e conceitos sobre Educação Ambiental e desenvolvimento de projetos socioambientais, entre outras atividades. Ao final, as ações implementadas serão reunidas em um dossiê e apresentadas durante um evento.