18.07.2019

Ecofuturo e Suzano levam curso sobre Promoção de Leitura a Poté e Ladainha (MG)

O Instituto Ecofuturo e a Suzano, sua mantenedora, avançaram mais uma etapa na implantação das Bibliotecas Comunitárias nos municípios de Poté e Ladainha (MG). Na última semana, foi realizado o curso de Promotor de Leitura, ministrado por profissionais da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), responsável pela execução técnica do projeto, e com o apoio das Prefeituras.

As novas unidades começaram a ser implantadas pelas organizações em abril deste ano e integram o Nascentes do Mucuri, projeto desenvolvido pela Suzano com o apoio de diversos parceiros, que promove a restauração das nascentes do rio Mucuri, iniciativas de educação ambiental e o desenvolvimento regional. A inauguração das bibliotecas está prevista para outubro.

Realizado durante quatro dias e com a duração total de 32 horas, o curso de Promoção de Leitura foi gratuito e contou com a presença de cerca de 30 pessoas em cada município, incluindo educadores e moradores das comunidades onde as bibliotecas serão implantadas.

Até setembro, os municípios receberão também o curso de Auxiliar de Biblioteca e a Oficina de Educação Ambiental. Em cada cidade, dois participantes das formações serão selecionados e contratados para trabalhar nas bibliotecas, sendo um na gestão e outro na promoção da leitura. Além dessas formações, será oferecida ao Poder Público uma Oficina de Gestão e Sustentabilidade, que contribuiu com assuntos relacionados à administração, fontes de financiamento do governo e orçamento público.

As bibliotecas receberão acervo de 1.000 livros de literatura, sendo que 70% serão selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), enquanto 30% atenderão demandas da comunidade. Além disso, os espaços serão mobiliados com móveis e equipamentos eletrônicos, como televisores, computadores e impressoras, além de software de gestão de biblioteca.

As unidades são financiadas pela Suzano, enquanto as prefeituras são responsáveis por ceder o espaço e mantê-lo após a inauguração, além de contratar os funcionários que atuarão nas bibliotecas.