16 nov

Ecofuturo e UMC assinam convênio de cooperação científica e acadêmica

O Instituto Ecofuturo, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem a Suzano Papel e Celulose como principal mantenedora, anuncia a assinatura de um convênio de cooperação científica e acadêmica com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). A parceria estabelece a realização de estudos e pesquisas, consultoria, conferências, ministração de cursos e programas de treinamento nas áreas de atuação de interesse mútuo.

Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade do Ecofuturo, explica que a parceria com a UMC vem para agregar à estratégia do Instituto de se tornar referência em assuntos relacionados à conservação do meio ambiente e educação. “A união de esforços com a UMC deve potencializar estudos e oportunidades pertinentes à conservação da Mata Atlântica e sua biodiversidade, e também para apoiar a formação acadêmica na região no Parque das Neblinas e da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Botujuru, na Serra do Itapeti”, afirma.

A iniciativa reforça ainda a importância regional e histórica do Parque das Neblinas, reserva privada com 6.100 hectares, localizada entre Mogi das Cruzes e Bertioga, onde já foram identificadas mais de 1.400 espécies da biodiversidade e realizadas cerca de 60 pesquisas. “Boa parte dos estudos científicos do Parque foram desenvolvidos por pesquisadores da UMC, inclusive os que levaram à descrição de três novas espécies. Somos parceiros há mais de dez anos e estou certo que o convênio irá intensificar esse trabalho conjunto”, finaliza Groke.

“Nesta nova fase de parceria entre a UMC e o Instituto Ecofuturo, os pesquisadores pretendem elaborar projetos que envolvam biodiversidade e elementos da paisagem. Estes trabalhos terão como objetivo principal o mapeamento de áreas degradas ou que necessitem de cuidados especiais para que possam se recuperar de acordo com a resiliência da floresta. Inicialmente serão estudadas áreas que pertencem às bacias hidrográficas do Alto Tietê e rio Itatinga. Acreditamos que será uma parceria muito frutífera em prol da Mata Atlântica e na qualificação técnico-científica de cidadãos interessados no meio ambiente”, ressalta a pesquisadora da UMC, Maria Santina Morini. 

O Ecofuturo fará uma apresentação sobre o Parque das Neblinas e a RPPN Botujuru a um grupo de pesquisadores e professores da UMC, em data a ser definida, e a expectativa é que surjam novas demandas de pesquisa para serem realizadas nas áreas. O compromisso entre o Instituto Ecofuturo e a UMC terá duração inicial de 5 anos, com possibilidade de renovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário