25 mar

Ecofuturo inicia a implantação de 16 novas Bibliotecas Comunitárias

O ano se inicia trazendo a possibilidade de ampliação do Projeto Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, do Ecofuturo, realizado em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e o poder público local. Com os novos patrocínios formalizados, começam a ser implantadas mais 16 bibliotecas em escolas abertas à comunidade local, com prazo de finalização até 2015. Os estados contemplados serão São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Sul e Maranhão. A ampliação de abrangência e atendimento do projeto está sendo viabilizada pelo comprometimento e aporte de empresas privadas como Suzano Papel e Celulose, Metso, Duratex e Akzo Nobel. Com a inauguração dessas novas bibliotecas, o Ecofuturo, em parceria com a iniciativa privada, o poder público e as comunidades, reforça a importância da contribuição das parcerias intersetoriais para a efetividade da Lei 12.244/10, que determina que até 2020 todas as instituições de ensino do país, públicas e privadas, devem ter uma biblioteca.

Muito pode ser viabilizado junto à iniciativa privada por meio de leis de incentivo fiscal, como a Lei Rouanet (incentivo fiscal federal para a cultura) e a Lei de OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público), ambas oferecendo a possibilidade de redução do imposto de renda a pagar para o patrocínio realizado. Outra opção ainda pouco explorada pelas empresas é a inclusão do projeto como contrapartida social para o BNDES em função de financiamentos e investimentos focados no negócio.

Com essa soma de esforços, que conta com investimento privado e apoio das prefeituras contempladas, responsáveis por garantir contrapartidas fundamentais, como espaço físico adequado, contratação e remuneração de funcionários e manutenção do espaço, o projeto chegará nos próximos dois anos à marca de 108 bibliotecas abertas à comunidade implantadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário