17.11.2015

Ecofuturo lança e-book gratuito sobre atividades em áreas naturais

A obra tem autoria da educadora Rita Mendonça e patrocínio da Valmet Corporation.

São Paulo, 17 de novembro de 2015 – Quem vive na cidade, entre carros, prédios e muito concreto, sabe a importância que cada pedacinho de verde tem. Um canteiro na calçada, vasos em casa, uma horta no quintal, tudo para ter uma oportunidade de mexer na terra e sentir o prazer da relação com a natureza. Com o intuito de fazer com que esse contato direto, sensível e livre seja parte do nosso processo de desenvolvimento, o Instituto Ecofuturo e a ambientalista Rita Mendonça, com apoio da Valmet Corporation, lançam o livro digital “Atividades em Áreas Naturais”, disponível a partir das 10h de quarta-feira (18/11) no www.ecofuturo.org.br. Dia 19 de novembro, a autora participa de um hangout às 18 horas também no Portal do Ecofuturo.

A publicação, que ficará disponível, gratuitamente, nesse mesmo Portal, oferece um farto material de reflexões sobre os motivos que nos levam a cuidar e conservar a natureza, e aborda uma série de possibilidades vivenciais, que podem ser praticadas sozinho ou em grupos e por diferentes faixas etárias. O grande diferencial do livro é que as atividades propostas que estão classificadas de acordo com nível de intimidade que o leitor percebe que tem com a natureza. Ou seja, cada um escolhe aquilo que é mais tranquilo para si, desde uma primeira aproximação em área controlada até experiências dentro de uma floresta abundante.

Ao falar para educadores em geral – o que inclui todo adulto que ensina por suas atitudes -, a autora Rita Mendonça ajuda a encarar o desafio de trabalhar conteúdos curriculares fora da sala de aula. Movimentos nesse sentido estão crescendo em todo o mundo e cada vez mais as pessoas ouvem informações sobre pesquisas e campanhas sensibilizadoras sobre essa questão. E, surpreendentemente, comportamentos que entre quatro paredes podem ser entendidos como falta de atenção ou hiperatividade, em espaços abertos e ricos em elementos naturais, podem ser percebidos como proatividade, curiosidade e inteligência.

O contato com a natureza é fundamental para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. E, para o Ecofuturo, educação e meio ambiente são conceitos indissociáveis. O livro Atividades em Áreas Naturais é, portanto, uma ferramenta útil para a expansão da consciência socioambiental e para aqueles que sonham com um futuro em que todas as crianças possam ter acesso ao mundo natural, ao qual nunca deixamos de pertencer.