15.03.2017

Ecofuturo promove oficina de manejo comunitário para proprietários rurais em Mogi das Cruzes

Participantes discutiram temas relacionados à gestão e manejo em encontro realizado no Sítio Olho D’água

 O Instituto Ecofuturo, criado e mantido pela Suzano Papel e Celulose, promoveu no último sábado (11) a 25ª Oficina de Manejo Comunitário do Parque das Neblinas. A iniciativa tem o objetivo de disseminar conhecimento, estreitar relações e promover a troca de experiências entre pequenos e médios proprietários rurais da região de Taiaçupeba, entorno da reserva, para fomentar a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, unindo valorização da floresta em pé à geração de renda.

Seguindo o mesmo formato adotado no último ano, os encontros que anteriormente discutiam exclusivamente o manejo de espécies nativas – como a palmeira juçara e o cambuci – como forma de valorizar os remanescentes florestais, agora têm a participação de profissionais convidados que abordam temas relacionados à gestão de propriedades rurais, manejo florestal e empreendedorismo sustentável.

O workshop “Cuidados e Tratamento de Efluentes e Resíduos Sólidos em Propriedades Rurais” foi  conduzido por Rafael Bueno, proprietário do Sítio Olho D’água, onde o evento foi realizado, e Leonardo Tannous, instrutor convidado pelo Ecofuturo, ambos engenheiros ambientais e permacultores. Além de atividades teóricas, os participantes fizeram uma visita aos sistemas de tratamento da propriedade e acompanharam a implantação de uma fossa biológica no local. Também foram discutidos sistemas biológicos de tratamento de esgoto, sistemas de manejo de poda e resíduos sólidos (compostagem), e ilhas flutuantes – despoluição de vivificação de rios e lagos.

Paticiparam cerca de 30 pessoas, incluindo membros de instituições como Cantos da Mata, Administração Regional de Taiaçupeba, Sabesp, Gaddes e a equipe do Parque das Neblinas. Rafael Rusta, representante de Mogi das Cruzes na Rota Gastronômica do Cambuci e participante frequente das Oficinas de Manejo do Parque das Neblinas, esteve no evento e levou seus produtos, elaborados com frutos da Mata Atlântica, para degustação e venda. O produtor, que há seis anos acompanha os treinamentos promovidos pelo Instituto Ecofuturo, credita parte de seu sucesso ao conhecimento aprendido nesses encontros.

“Eu tive contato com o cambuci ainda criança, pois meu avô plantava o fruto, e consumíamos produtos derivados dele, como iogurte, suco e temperos. Sempre tive a ideia de trabalhar com frutas nativas da região e, depois de participar das Oficinas, comecei junto ao meu pai e minha esposa a nossa própria produção. Hoje fazemos de tudo um pouco: cachaça, geleia, molho de pimenta, molho para salada, farinha, biscoito, entre outros produtos”, conta. “Para mim, as Oficinas vão além da troca de conhecimentos e são também reuniões de amigos. Desde que comecei a participar, cada vez que eu vou, aprendo mais”, finaliza.

Vale ressaltar que a 25ª edição da Oficina de Manejo do Parque das Neblinas faz parte de uma série de encontros que já envolveu mais de 850 participantes desde 2008.