22.08.2017

Ecofuturo promove oficina sobre educação socioambiental em Marília

O Instituto Ecofuturo, organização mantida pela Suzano Papel e Celulose, promove, amanhã, 23, no Bosque Municipal Rangel Pietraroia, uma oficina de educação socioambiental para cerca de 40 pessoas, entre educadores do município e representantes da comunidade do Conjunto Habitacional VI Comerciários II, onde está sendo implantada uma Biblioteca Comunitária na EMEF Nelson Gabaldi, com investimento da CPFL Energia e apoio da Prefeitura.

A formação, que foi recentemente incorporada como uma das etapas do projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, reforça a integração entre as duas principais frentes de atuação do Instituto, educação e meio ambiente, e tem como objetivo promover o uso do ambiente natural como espaço educador interdisciplinar e para a promoção de leitura, estimulando a conexão entre as pessoas e a natureza e a reflexão sobre sustentabilidade.

“Com a iniciativa, o Ecofuturo reitera a indissociabilidade dos temas educação e meio ambiente. É no contato com a natureza que despertamos nossa consciência socioambiental e por meio da leitura acessamos conhecimento e desenvolvemos nossa imaginação. Ao conectarmos a criança com a natureza e o conhecimento, estamos construindo as bases para a formação de cidadãos responsáveis e, consequentemente, para a construção de um futuro mais sustentável”, afirma Marcela Porto, superintendente do Instituto Ecofuturo.

A oficina é destinada apenas ao grupo previamente inscrito e será ministrada por Michele Martins, responsável pelo Meu Ambiente, programa de Educação Socioambiental realizado desde 2010 pelo Ecofuturo. Com formato participativo, o encontro terá dinâmicas e reflexões para despertar o olhar dos participantes à promoção de leitura sobre e na natureza, apresentando o livro como um excelente instrumento para potencializar e incentivar a vivência em ambientes naturais. “O contato da criança com a natureza impacta todos os aspectos do seu desenvolvimento, inclusive a construção do respeito ao meio e de vínculos de qualidade com as outras pessoas. Alguém que tem esse contato desde cedo, se torna um adulto com mais consciência ambiental e com maior repertório sobre sustentabilidade. E a leitura contribui muito para essa formação”, explica Michele.

A Biblioteca Comunitária em implantação na EMEF Nelson Gabaldi atenderá a cerca de 300 alunos do Ensino Fundamental, Educação Especial e Supletivo, além da comunidade da região. A inauguração está prevista para dezembro deste ano e parte do acervo, composto por 1 mil livros de literatura, será dedicado ao tema meio ambiente. Além dessa oficina, os participantes já realizaram formações sobre Promoção de Leitura e Gestão de Biblioteca, também oferecidas gratuitamente pelo projeto.