20 jun

Ecofuturo realiza encontro com professores no Parque das Neblinas

O Instituto Ecofuturo, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem a Suzano Papel e Celulose como sua principal mantenedora, em parceria com a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes e a Escola Ambiental, realizou no último sábado (18), no Parque das Neblinas, a primeira etapa do Programa de Educação Socioambiental 2016, com o encontro de professores da rede pública de ensino. O objetivo é sensibilizá-los para que promovam, juntos aos seus alunos, uma conexão maior com a natureza.

O evento teve participação de 20 educadores, entre professores, agentes de educação e monitores ambientais que, a partir de vídeos sobre importância da relação com a natureza, foram envolvidos em rodas de discussão para troca de experiências e reflexão sobre o dia a dia na escola, e as oportunidades para o desenvolvimento de projetos relacionados ao cuidado e ao maior contato com o ambiente natural. Na segunda fase do programa, os professores levam às salas de aula os temas debatidos no encontro e propõem atividades relacionadas ao assunto para seus alunos, que depois participarão de uma vivência no Parque.

Michele Martins, responsável pelo Programa de Educação Socioambiental do Ecofuturo, explica que uma das principais contribuições do encontro é suscitar a reflexão sobre a importância do contato maior das pessoas com a natureza.  “Acreditamos que a vivência com o ambiente natural nos estimula a rever conceitos e a nos valorizar enquanto indivíduos. Quanto mais intensificamos e promovemos essas relações entre nós e o ambiente, mais desenvolvida será a consciência sobre as nossas responsabilidades e o cuidado que devemos ter com todas as vidas. Nossa meta é que, ao levar esta proposta para os professores, eles se tornem agentes transformadores e ajudem na formação de cidadãos mais conscientes”, afirma Michele.

Débora Ferraz, professora de educação infantil, participou por dois anos consecutivos do projeto e destaca a importância de iniciativas como esta. “A ideia principal do programa é de que precisamos valorizar o que está próximo de nós, e a natureza está sempre ao nosso lado”.  A educadora acredita, ainda, que o programa trouxe mudanças positivas para seus alunos. “Após a visita ao Parque, as crianças passaram a se preocupar com a preservação e a ter um olhar crítico em busca de mudanças”, comemora.

Desde 2010, o Instituto Ecofuturo já formou 100 educadores e envolveu mais de 3.600 alunos de 36 escolas da região no entorno do Parque. Os encontros acontecem anualmente.

O Parque das Neblinas é uma reserva privada da Suzano Papel e Celulose com 6,1 mil hectares, gerida pelo Instituto Ecofuturo e localizada entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, ao lado do Parque Estadual Serra do Mar. Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como posto avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, abriga uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Com o objetivo de contribuir para a conservação da Mata Atlântica e ampliar a consciência socioambiental, no local são desenvolvidas atividades de pesquisa científica, manejo florestal, educação socioambiental, proteção da biodiversidade, relacionamento comunitário e visitação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário