31 ago

Educação com a Natureza é tema de encontro promovido pelo Ecofuturo e Escola Schumacher

Em parceria com a Escola Schumacher Brasil, o Ecofuturo realizou esta semana, em São Paulo, um encontro sobre Educação com a Natureza – observação, participação e aprendizado, que reuniu cerca de 80 participantes, entre educadores, monitores ambientais, professores da Escola Schumacher e profissionais envolvidos no tema. Na ocasião, foi também lançada a edição impressa do livro Atividades em Áreas Naturais, escrito por Rita Mendonça e publicado pelo Instituto.

Para falar sobre a relação homem e natureza e o uso do ambiente natural como espaço educador, foi promovido um bate-papo com Rita, autora do livro e professora da Escola Schumacher Brasil, Renata Meirelles, coordenadora do Projeto Territórios do Brincar, e Michele Martins, bióloga e responsável pelo programa de Educação Socioambiental do Instituto Ecofuturo.

“É muito importante estabelecermos parcerias com outras instituições e profissionais para refletir, discutir e fomentar a conexão das pessoas com a natureza e seu potencial educador, pois quanto mais luz damos ao tema, mais pessoas podemos atingir e engajar”, explica Michele. “No Ecofuturo, e especialmente nos projetos que desenvolvemos no Parque das Neblinas, acreditamos que a vivência no meio natural deve estar sempre embasada em três pilares: a natureza educadora; a experiência significativa, que faça sentido e emocione; e a construção coletiva, compartilhando saberes e respeitando cada indivíduo”, afirma.

Sobre o livro Atividades em Áreas Naturais, disponível também para download gratuito nem nosso site, Michele destaca o fato da obra trazer um caminho para quem ainda não tem um contato mais íntimo com a natureza, aproximar essa relação. “Há várias sugestões de atividades muito bacanas no livro, mas acho que o grande diferencial é que existe uma sequência lógica, um fluxo de como iniciar e desenvolver essas experiências”, finaliza.

Para Rita Mendonça, foi uma satisfação reunir organizações com quem ela já atua há anos em prol de uma mesma causa e conversar sobre o tema com os participantes. “No bate-papo pudemos explorar um pouco o que pode ser uma educação em que a natureza é a mestra, com o relato da Michele sobre a concepção e a prática de educação desenvolvida no Parque das Neblinas, e contando com a participação da Renata, que nos conduziu por viagens ao Brasil profundo, onde as crianças brincam livres e em íntimo diálogo com a natureza. Do brincar livre das crianças do interior, ao brincar por meio de atividades em áreas naturais, estamos todos enfrentando o fascinante desafio de viver em diálogo e harmonia com a nossa fonte de vida. Foi um encontro muito feliz que, espero, possa ter inspirado a todos a continuarem suas jornadas com delicadeza e potência”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário