06 mar

Escritoras brasileiras que você precisa conhecer!

Um país feito de centenas de povos, culturas diversas e passados distintos: o Brasil é rico em histórias e faces, e assim é também nossa literatura e nossos artistas. A literatura nacional, além de ter vastas opções de estilo e gênero, conta com relevantes vozes femininas. Selecionamos 5 obras de grandes autoras para você conhecer:

Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus é natural de Sacramento (MG), onde morou até a morte de sua mãe, quando se mudou para a favela do Canindé, na capital de São Paulo. E foi no Canindé que a catadora de papel registrou sua vida e o cotidiano em um diário que viria a se tornar um bestseller vendido em mais de 40 países, o livro “Um Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”. Além de sua obra mais conhecida, Carolina produziu outros grandes escritos, como o “Diário de Bitita”, um ensaio autobiográfico que conta sobre sua infância no interior e as batalhas diárias de uma família negra em um contexto de desigualdade social e racismo estrutural.

Conceição Evaristo

Nascida em Belo Horizonte (MG), Conceição estreou na literatura nos anos 90, com a publicação de textos que retratam de maneira fiel, e ao mesmo tempo poética, a complexidade, a realidade e a exaltação da mulher negra no Brasil – a obra chamada “Olhos d’água” foi, inclusive, vencedora do prêmio Jabuti. Em “Insubmissas Lágrimas de Mulheres”, Conceição escreveu, em 13 contos, histórias de solidariedade feminina, força, dor e resistência, tendo como vozes narrativas mulheres negras. A escritora mineira cunhou o termo “escrevivência”, que remete às escritas que nascem da vida cotidiana, e tal conceito se aplica perfeitamente em suas obras.

Clarice Lispector

Ucraniana e naturalizada no Brasil, Clarice é uma das escritoras mais conhecidas no país – e uma das autoras mais compartilhadas nas redes sociais, né? Apesar de ser integrante da chamada geração de 45, a terceira fase do modernismo brasileiro, seu estilo poético, versátil e particular é único, fazendo com que sua obra seja de difícil classificação, transitando entre os mais variados estilos – e constantemente marcado pelo existencialismo. O livro “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres” começa com uma vírgula e é encerrado com dois pontos, marcando a liberdade e a subjetividade características da história de Lóri, que busca quebrar suas barreiras internas para se libertar de suas próprias amarras emocionais.

Rachel de Queiroz

Rachel de Queiroz, natural de Fortaleza (CE), foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e a receber o Prêmio Camões, o maior da língua Portuguesa. Além de escritora, Rachel também foi jornalista, tradutora e teatróloga, e sua obra é marcada pela reflexão de questões sociais que retratam, principalmente, as paisagens e a realidade do nordeste do País. Em seu romance de estreia, “O quinze”, ela aborda a seca sob o olhar de Conceição, uma professora de Fortaleza. E vai além, trazendo a dualidade das relações entre o campo e a cidade, e entre a natureza e o ser humano.

Hilda Hilst

Obscena, intensa e à frente de seu tempo: essa era Hilda Hist. Nascida em Jaú (SP), Hilda é considerada uma das grandes escritoras do século XX em língua portuguesa e, apesar de ser conhecida, principalmente, pelo seu trabalho na poesia, ela também escreveu peças de teatro e obras de ficção em quase 50 anos de carreira. Com poemas intensos, a escritora mesclava o real e o imaginário para retratar o universo feminino. “Júbilo, memória, noviciado da paixão”, publicado em 1974, traz poesias que falam sobre amor e paixão, mas também remetem a uma reflexão sociopolítica sobre o contexto da sociedade no período: a ditadura militar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário