23 abr

Florestas nubladas: mais umidade e neblina

As “Florestas Nubladas” ou “Florestas Nebulosas” são caracterizadas por estarem sempre úmidas e por apresentarem uma camada densa de nevoeiro. A neblina é responsável por proporcionar temperaturas relativamente baixas e pouca incidência de luz solar direta – além do clima úmido –, o que resulta em especificidades na biodiversidade dessas áreas.

Nessas  matas, estabelecidas geralmente entre 500 e 3.500 metros de altitude, as árvores costumam ter troncos e galhos retorcidos e são mais baixas em comparação às florestas de altitude menor. Também é recorrente a formação de musgo no solo e o aparecimento de plantas com flor, como as orquídeas e bromélias… e as samambaias também são comuns! Já a fauna é característica por abrigar diversas espécies de macacos, felinos e tatus.

As Florestas Nubladas ficam no alto das montanhas, em regiões tropicais e subtropicais. A maioria delas se localiza na América Latina e no Caribe, especialmente na Venezuela, México, Equador e Colômbia, além de regiões do Pacífico, como Indonésia e Malásia, e na África.

No Brasil, as Florestas Nubladas ocorrem principalmente no Sul e Sudeste, ocupando as montanhosas Serra do Mar e Serra Geral.

Qual a importância das Florestas Nubladas?

O nevoeiro que se forma nessas áreas garante à vegetação uma retenção extra de água, um processo chamado de “precipitação horizontal”. Isso possibilita que a floresta frutifique até nas épocas mais secas do ano, por não ser afetada pela falta de umidade.

Elas também desempenham a tarefa de “filtrar” a neblina e escoar a umidade para o solo, capaz de abastecer as populações de terras baixas e até os rios mais distantes.

O Parque das Neblinas é uma Floresta Nublada!

O Parque das Neblinas, reserva ambiental com 6 mil hectares de Mata Atlântica, é considerado uma Floresta Nebulosa. Localizado em Mogi das Cruzes e Bertioga, na região da Serra do Mar Paulista, a área está em altitudes de 740 a 1.100 metros e, constantemente, apresenta uma neblina por cima do rio e entre as matas – não à toa, ela faz referência em seu nome!

Sua fauna e flora são típicas: já foram identificadas 90 espécies de orquídeas e 24 de bromélias, além de outras plantas características, como samambaiaçu. A onça-parda, a jaguatirica e o gato mourisco também estão protegidos no Parque, que abriga ainda o maior primata da América do Sul, o muriqui – este, apesar de viver na área, dificilmente é avistado.

A reserva também cumpre um importante papel na conservação da hidrografia da região, conservando 477 nascentes, sendo 463 do rio Itatinga e 13 da bacia Alto Tietê. O Itatinga, além de ser um dos responsáveis por manter a mata viva e saudável, abastece a usina hidroelétrica que fornece energia ao Porto de Santos, o maior porto da América Latina.

Comentários

  1. Boa tarde! Preciso fazer reserva pra visitar o parque? Somos uma fã.ilia com apenas s 4 pessoas. Quanto custa a entrada para o parque? Refeições precisam ser reservadas antes ? Quanto custa?
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário