30 jan

Florestas urbanas: o respiro dos grandes centros urbanos

Fragmentos de mata inseridos em grandes metrópoles: essas são as florestas urbanas! Elas podem estar tanto em um parque municipal, quanto em um quintal, e necessitam de monitoramento contínuo e da intervenção do homem para existirem. Mas, muito além da paisagem, elas ajudam a proporcionar bem-estar à população.

Os benefícios dessas florestas são diversos: elas contribuem com o clima ao amenizar as altas temperaturas, criar áreas de sombreamento e diminuir a incidência do sol diretamente no concreto. Também são um importante auxílio em períodos de chuvas intensas, por absorver parte da água e ajudar em seu escoamento. Além disso, as florestas urbanas ajudam a combater os efeitos da poluição das grandes cidades por absorverem gases poluentes, como o carbono, e liberarem oxigênio.

Na capital de São Paulo, o Parque Tenente Siqueira Ramos – mais conhecido como Parque Trianon –, localizado na Avenida Paulista, é um exemplo dessa categoria de floresta. Com 48 mil m², o remanescente de Mata Atlântica é um ponto de descanso para os visitantes onde é possível se desconectar da vida urbana (o silêncio dentro do espaço é surpreendente!) e observar espécies da fauna e da flora, como o pau-brasil, ameaçado de extinção.

Já Cianorte, cidade do Paraná, possui o Parque Cinturão Verde, com 523 hectares de Mata Atlântica. Além de proteger animais selvagens, o local é um espaço educador: o município promove educação ambiental na área e ecoturismo monitorado.

E aí, que tal visitar uma floresta urbana? Você conhece alguma na sua cidade? Conta pra gente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário