08 set

Formar leitores é formar cidadãos!

Vamos aproveitar que hoje é o Dia Internacional da Alfabetização para falar de uma etapa fundamental no processo de aprendizado: a leitura. Nossa consultora de Educação, Christine Fontelles, dá algumas dicas de como tornar o hábito de ler rotina e formar bons leitores. Confira abaixo a entrevista:

Ecofuturo: Quando os pais devem começar a ler para as crianças?

Christine Fontelles: Desde o dia em que suspeitam que estão “grávidos”.  Deveria ser uma das recomendações para o pré-natal da criança. Vários estudos da neurociência comprovam que já na barriga da mãe o bebê consegue ouvir algumas palavras. Uma boa maneira de conseguir isso é a musicalidade do texto literário. Ela é perfeita para ambientar o feto no universo das palavras. A leitura deveria ser oferecida desde sempre, seja por afeto e ou por direito. Somos primeiro leitores de ouvir e pouco a pouco nos tornamos leitores de ler.

Ecofuturo: Quando a criança deve começar a ser alfabetizada?

Christine Fontelles: A criança deve ser inserida na cultura escrita antes de entrar na escola. O hábito de escrever deve fazer parte do seu dia a dia. Povoar o cotidiano do pequeno com experiências positivas, lúdicas, interativas, o que envolve a oferta de leituras diversificada e com amplo espaço para fantasiar, inventar e se expressar será seu “passaporte” no processo de alfabetização.

Ecofuturo: Qual é a importância da leitura na formação da criança?

Christine Fontelles: Toda! A leitura é nosso meio de comunicação para tudo, seja para nomear, compreender e expressar nossos sentimentos; para acessar informações e transformá-las em conhecimento; para dar conta do cotidiano básico, ler anúncios, bulas de remédio, instruções em um formulário. Do mínimo ao máximo em nossa vida, tudo está pautado pela palavra: da filosofia à física quântica, passando pela matemática, pois uma coisa é saber fazer contas, já desenvolver raciocínio lógico, que é o que conta, demanda proficiência plena.

Ecofuturo: Como incentivar a criança a ler?

Christine Fontelles: Lendo com e para ela, falando de leituras e criando rotinas prazerosas para esses momentos. Ter um ambiente familiar que incentive e semeie o hábito de ler será essencial para formação de um leitor. Com o tempo, recorrer às leituras para dar conta das mais diversas demandas, aprofundar-se sobre um tema, deslocar-se do real, habitar um livro por prazer serão um costume natural. Os pais que não são alfabetizados também podem incentivar o hábito de ler dos filhos. Como diz a educadora Maria Betânia Ferreira: “Se a criança já está na escola e sabe ler, os pais podem ajudar enormemente pedindo para que ela leia em voz alta, mostre seu trabalho escolar, explique o que está aprendendo”.

Ecofuturo: Como transformar um adulto em leitor?

Christine Fontelles: Oferecendo leituras para ele. Devem existir políticas públicas orientadas para formação leitora de cidadãos de todas as idades. As escolas, as universidades, as bibliotecas e tantos outros espaços públicos voltados para a oferta de arte, cultura e educação devem atender à função social de formar leitores. É preciso oferecer oportunidades. Como dizia Castro Alves, “livros à mão cheia”. Impresso ou digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário