14 dez

Ideia que transforma, atitude que muda o mundo

Um propósito maior nos permite ir além, pensar em ações inovadoras que transformam o presente e constroem um futuro melhor.

Há 17 anos, o grupo Suzano escrevia mais uma página de sua história com o intuito de empreender esforços para construir um hoje melhor e um amanhã melhor ainda. Nascia o Instituto Ecofuturo, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável. A iniciativa foi uma consequência dos valores do Grupo e um compromisso de que a companhia nunca iria perder de vista sua responsabilidade socioambiental. Uma forma também de darmos mais disciplina e eficácia aos esforços que sempre estiveram intrínsecos às atividades da Suzano.

A ideia saiu do papel e ganhou vida própria. Ao longo de quase duas décadas, o Instituto realizou projetos que contribuem para a conservação ambiental, implantação de bibliotecas e para o fortalecimento de políticas e práticas de leitura e escrita. Uma dessas iniciativas é o Parque das Neblinas, uma reserva florestal de 6 mil hectares. No local, além da conservação da Mata Atlântica, são desenvolvidas atividades de educação socioambiental, pesquisa, envolvimento comunitário e visitação.

Outro destaque é o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, que busca democratizar o acesso aos livros e promover leitura por meio da implantação de bibliotecas abertas à comunidade, em escolas públicas. Atualmente, são 107 unidades em 12 estados do Brasil.

Hoje é dia de comemorarmos os 17 anos do Instituto Ecofuturo. E temos muito para celebrar. Afinal, são iniciativas como as do Ecofuturo que possibilitam mudanças culturais e sociais, e empoderam os indivíduos para tornarem-se agentes transformadores.

*Daniel Feffer é presidente do Instituto Ecofuturo e vice-presidente do Conselho da Suzano Papel e Celulose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário