04 set

Infraestrutura das bibliotecas – I: disponibilidade e organização do espaço físico

Nos últimos dois meses, temos destacado, a cada post, as condições imprescindíveis para o funcionamento adequado das bibliotecas. Já falamos de formação continuada dos profissionais de biblioteca, integração da biblioteca escolar com o planejamento pedagógico, acessibilidade, atendimento estendido aos finais de semana e feriados, articulação entre biblioteca, poder público e comunidade, atualização de acervos a partir de recursos públicos, uso de mídias sociais e a diferença entre contar história e ler em voz alta. Para o mês de setembro, reservamos uma série de posts destacando a infraestrutura das bibliotecas em todos os seus aspectos, como o estado ideal de conservação do espaço físico, qualidade do ambiente interno, recursos e equipamentos e organização e disponibilidade do espaço.

 
Comecemos por este último. No post de hoje destacamos a importância da organização do espaço da biblioteca e sua disponibilidade de “tamanho”, a divisão de espaços (leitura, infantil, adulto), metragem, circulação entre as estantes, espaço para funcionários, espaço para circulação dos usuários e banheiro.
 
 
Tudo vai depender das necessidades e dos serviços prestados pela biblioteca, que precisa dispor de uma área suficiente para o desenvolvimento das suas atividades. Mas um ponto comum a todas elas é a acessibilidade: uma biblioteca é acessível quando eu, você e os outros podemos acessar com a mesma eficiência e qualidade serviços que são direitos de todos. Já abordamos este tema em um post à parte, que pode ser conferido clicando aqui. http://migre.me/aApHW
 
Quando se trata de planejar o espaço, devem-se levar em conta três aspectos básicos: área de armazenamento (local do acervo), área de atividade (espaço dos leitores e dos bibliotecários) e área de circulação. O espaço da biblioteca deve ser suficiente para abrigar o acervo, os leitores (uma classe inteira, quando a biblioteca funciona dentro de uma escola), outros usuários e o local de atendimento.
 
É importante ter em mente que é dentro desse espaço que uma cultura leitora se constrói e se fortalece. Portanto, um espaço acessível e amplo, bem distribuído, com fácil circulação, ambientes confortáveis de leitura, bem iluminado e com banheiros disponíveis assegura a permanência do leitor na biblioteca. Em localidades com pouca estrutura e opções de lazer, um espaço assim organizado é um atrativo considerável para os membros da comunidade. Além de um espaço agradável e convidativo a leituras e pesquisas, deve ser um espaço aconchegante, propício ao compartilhamento de informações, trocas, aprendizagem e à leitura em todas as suas formas e possibilidades.
 
 
Existem parâmetros nacionais que determinam a metragem adequada para cada ambiente e para a disposição do espaço das bibliotecas e as condições técnicas de funcionamento, considerando: temperatura, umidade e ventilação, pisos e paredes, iluminação, ruídos, segurança, área de armazenamento, área de atividades, mobiliário e layout. Alguns dos itens podem variar de uma biblioteca para outra, dependendo do local em que se insere, dos recursos financeiros disponíveis, do número de usuários a serem atendidos, dos serviços prestados e das perspectivas futuras. Os detalhes desses parâmetros podem ser consultados ao final deste post, a partir de um link que disponibilizamos para uma publicação detalhada sobre o assunto. Mas, em linhas gerais, podemos destacar as condições mínimas exigidas para o funcionamento desses espaços. Vejamos.
 
 
Disponibilidade e organização do espaço da biblioteca:
 
• Área interna de pelo menos 50m² (podem existir variações de acordo com o tamanho do acervo e público atendido);
 
• Espaço adequado para o desempenho dos funcionário (mínimo de 4m² por funcionário);
 
• Organização do espaço interno que abrigue espaços de leitura para adultos, jovens e crianças;
 
• Facilidade de circulação entre as estantes;
 
• Espaço para acomodar todo o acervo no interior da biblioteca;
 
• Assentos e espaço suficiente para abrigar confortavelmente uma classe inteira e os demais usuários.
 
Em se tratando de bibliotecas escolares, o Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar – GEBE, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, estabelece os seguintes parâmetros, entre o nível básico e o exemplar:
 
– A Biblioteca Escolar conta com espaço físico exclusivo, acessível a todos os usuários:
 
• no nível básico: de 50m² até 100m²;
• no nível exemplar: acima de 300m².
 
– A Biblioteca Escolar possui assentos para acomodar usuários que ali vão para consultar os materiais e/ou realizar atividades:
 
• no nível básico: assentos suficientes para acomodar simultaneamente uma classe inteira, além de usuários avulsos;
• no nível exemplar: assentos suficientes para acomodar simultaneamente uma classe inteira, usuários avulsos e grupos de alunos.
 
– Além de ambientes para os serviços fim, a biblioteca escolar conta com ambiente para serviços técnicos e administrativos:
 
• no nível básico: um balcão de atendimento, uma mesa, uma cadeira e um computador com acesso à internet, para uso exclusivo do (s) funcionário (s);
• no nível exemplar: um balcão de atendimento e ambiente específico para atividades técnicas, com uma mesa, uma cadeira e um computador com acesso à internet, para uso exclusivo de cada um dos funcionários.
 
Dois casos inspiradores
 
Em Cabo de Santo Agostinho/PE, a Biblioteca Comunitária Ler é Preciso é amplamente abrigada pelo Centro Cultural Mestre Dié. Adaptada para pessoas com deficiência, a Biblioteca conta com 300m², onde disponibiliza um salão de leitura de 200m² em que estão dispostas estantes com acervos para crianças, jovens e adultos. Além disso, possui uma sala multimídia que atende a todos os setores do Centro Cultural. Equipada com vários armários, uma ampla e privilegiada área para organizar acervo, materiais e espaços de leitura, possui ainda um gabinete e sala de coordenação, onde fica também a documentação administrativa.
 
Informações:
 
Biblioteca Comunitária Ler é Preciso de Cabo de Santo Agostinho
Rua Luís Pereira da Paz, s/n°, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho/PE. CEP 54580-000.
Inauguração: 29/05/2012
Local: Centro Cultural Mestre Dié
Contato: valderlandiape@hotmail.com
 
 
Na Vila Idelmar, em Açailândia/MA, a Biblioteca Comunitária está instalada em uma comunidade com poucas opções de lazer e cultura, com mais de oito escolas no entorno. Em vista disso, a Biblioteca, abrigada pela Escola Municipal Fernando Rodrigues de Souza, precisa de uma infraestrutura que receba muitos usuários. O espaço é amplo, com dois banheiros – feminino e masculino –, também amplos e bem conservados. Para otimizar a organização do espaço, que é aberto à comunidade, a Biblioteca construiu uma via de acesso diretamente da rua, além da que já existia nas dependências da escola. Ações como essa facilitam e incentivam a visitação da comunidade, além de garantir maior segurança aos alunos e funcionários, uma vez que a escola não precisa de servir de passagem para todos os usuários da biblioteca.
 
Informações:
 
Biblioteca Comunitária Ler é Preciso José Carlos Trintade – Zezão
Rua 28, quadra 186, lotes 180-189, Vila Ildemar, Açailândia/MA. CEP 65930-000.
Inauguração: 11/08/2011
Local: Escola Municipal Fernando Rodrigues de Souza
Contato: zeilaferradaes@hotmail.com
 
 
Equipe responsável: Instituto Ecofuturo
 
Texto: Reni Adriano
 
 
Para ir além
 
Organização de Bibliotecas: Espaço Físico – Klytia de Souza Brasil Dias da Costa. Para ler, clique
 
Biblioteca Escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares – Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar – GEB. Leia aqui
 

 

Comentários

  1. Adorei a vossa dica, tambem gostaria de abrir uma biblioteca infantil na Guiné-Bissau, e estou a correr a traz deste meu sonho.

  2. Que bom que existem espaços assim; quisera que em todo estado tivéssemos bibliotecas com um mínimo de 100m²! A que eu trabalho …meu Deus! Outro ponto seria verba para aquisição do acervo que no estado não temos….saudades da Bienal patrocinada por Eduardo!

    1. Oi, Suely! Tudo bem? As Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo são implantadas por meio de uma parceria com a iniciativa privada, que é a responsável pelo investimento, com o Poder Público e a comunidade local, que se comprometem com a manutenção após a inauguração. O Instituto Ecofuturo não dispõe de recursos próprios para investir em projetos. Para chegarmos ao seu povoado, é preciso então que algum patrocinador selecione a região. Vamos torcer para que isso aconteça em breve! Você pode saber mais sobre o projeto em nosso site: http://www.ecofuturo.org.br/blog/projeto/bibliotecas-comunitarias/biblioteca-comunitaria-ler-e-preciso/

      Mas você como cidadão pode requisitar uma biblioteca diretamente com o Poder Público, saiba mais sobre a Campanha Eu quero minha biblioteca no site: http://www.euquerominhabiblioteca.org.br/ e veja o material que a equipe do projeto preparou para auxiliar você, cidadão, nesse processo! Um abraço.

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